Fabíola Moulin será a nova presidenta da Fundação Municipal de Cultura

Artista visual, curadora, educadora e gestora cultural assumirá o cargo no lugar de Romulo Avelar

por Estado de Minas 07/08/2018 14:43

Ricardo Laf / Divulgação
Fabíola Moulin atuou na Fundação Clóvis Salgado como Diretora de Programação e Gerente de Artes Visuais entre 2010 e 2014 (foto: Ricardo Laf / Divulgação )
Menos de um ano depois de assumir o cargo, o produtor e gestor cultural Romulo Avelar deixa a presidência Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (FMC). Sua substituta será a artista visual, curadora, educadora e gestora cultural Fabíola Moulin, que assume a função a partir dessa quarta-feira (8/8). Ela atuava como diretora de museus da FMC.

 

A troca na presidência foi informada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura. "Recebo este convite com muita alegria, agradecida pelo voto de confiança e certa de que seguiremos firmes com os avanços na potencialização da Fundação Municipal de Cultura em consonância com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Prefeitura de Belo Horizonte para a consolidação das políticas públicas com seus programas, projetos e ações, nas suas diversas manifestações culturais e nos territórios da cidade", comentou Fabíola Moulin, em nota enviada à imprensa.

 

Em carta entregue à Secretaria Municipal de Cultural, Romulo Avelar, que presida a FMC desde setembro de 2017, apresentou seu pedido de exoneração, afirmando suas razões pessoais e prestando seu apoio à atual gestão. “Deixarei a presidência da FMC para retornar às minhas atividades de docência e consultoria. Quero estar novamente lá na ponta, lidando diretamente com os artistas, grupos e entidades culturais. Este é meu desejo mais genuíno. Nesses 11 meses de gestão, conseguimos uma série de avanços significativos no sentido da reestruturação da Fundação e da redefinição das políticas públicas de cultura no âmbito do Município, de maneira a torná-las mais acessíveis e democráticas e situá-las à altura da pujante cena cultural da cidade”, declarou.

 

Fabíola Moulin é bacharel em Artes Plásticas pela UFMG e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atuou como diretora de difusão museológica na Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, entre 2004 e 2005. Também foi coordenadora de artes visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2007 e 2010, e diretora de programação e gerente de artes visuais na Fundação Clóvis Salgado, de 2010 a 2014.

MAIS SOBRE E-MAIS