Na Justiça, Alexia Deschamps vence primeiro round de briga com Facebook

Atriz foi chamada de racista e drogada em vídeos publicados na rede social. Polêmica teve início com discussão sobre vaquejada

por Estado de Minas 07/08/2018 09:00
Instagram/Reprodução
(foto: Instagram/Reprodução)
O Facebook poderá ser multado por R$ 5 mil por dia por causa de um processo movido por Alexia Deschamps.
A atriz de 49 anos obteve uma vitória contra a rede social. A história teve início em 2016, conforme reportou o site Notícias da TV.

Em outubro daquele ano Alexia, que luta pelos direitos dos animais, criticou a vaquejada. Na prática cultura nordestina, dois vaqueiros montados a cavalo têm que derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Muito popular, ela passou a ser questionada a partir desta década, em virtude dos possíveis maus-tratos aos animais.


Foi nesta época que a história de Alexia teve início. Ela compareceu a uma audiência na Câmara dos Deputados para se posicionar contra a vaquejada. A atriz chegou a discutir com deputados do Nordeste, quando falou: "Calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês. Meu dinheiro paga muita Bolsa Família pro Nordeste. E muito brasileiro sabe disso".

A partir desta fala, a polêmica se instaurou. Uma série de vídeos publicados na rede social colocavam a atriz como racista e drogada.

Pois Alexia entrou com ação para que a plataforma retirasse o conteúdo prejudicial a ela e conseguiu uma liminar. O juiz do caso, que corre na 13ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que o Facebook tire do ar seis vídeos que apresentam conteúdo ofensivo para Alexia.
 
Caso não o faço, será multado em R$ 5 mil por dia. O Facebook ainda pode recorrer da decisão. 

MAIS SOBRE E-MAIS