Teatro dos Planetas estimula o lúdico para ensinar astronomia

Oficina no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, é voltada para crianças e adultos

por Débora Anunciação 06/07/2018 13:54
Alice Sá/Divulgação
Corporalidade, comum ao teatro, é elemento principal da atividade (foto: Alice Sá/Divulgação)
A astronomia instiga a curiosidade das pessoas. A busca pela compreensão de fenômenos celestes não se restringe a acadêmicos, astrônomos e astrofísicos. Esse interesse leva um público de faixa etária diversa a visitar planetários e pesquisar, por conta própria, os mistérios do Universo. Quando aliado a atividades lúdicas, o aprendizado pode ser divertido para as crianças. Sem termos técnicos e sem complicar demais, elas compreendem curiosidades da astronomia durante a oficina Teatro dos Planetas, que será realizada neste sábado (7) à tarde, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Não só para os pequenos, a atividade reúne famílias que aprendem por meio da representação de astros em um tapete astronômico – impressão feita em lona – estendido no local. No tapete estão desenhados o Sol, as órbitas dos seis primeiros planetas, a linha eclíptica – o trajeto que o Sol percorre todo o ano –, e a posição das constelações zodiacais. De acordo com a planetarista Cheila Xavier dos Reis, o tapete vira palco. “Nesse palco, o público usa o próprio corpo para representar fenômenos como as fases da Lua e os eclipses”, afirma.

A oficina teve inicio há dois anos como parte do Festival de Verão da UFMG. O retorno positivo viabilizou a reestruturação da atração, anualmente, durante as férias de julho.

A corporalidade, comum ao teatro, é elemento principal. “As crianças adoram que esses conceitos sejam trabalhados com elementos teatrais. Não chegamos com as informações logo de cara. Criamos dinâmicas que as familiarizam com os temas e, a partir disso inserimos as noções da astronomia”, explica Cheila. Os conteúdos interativos variam a cada ano. “Buscamos trabalhar desta forma para que a mesma pessoa possa participar várias vezes”, conta.

Neste mês, com a máxima aproximação de Marte – o planeta estará em seu ponto mais próximo da Terra –, os participantes serão convidados a conhecer de perto o fenômeno.

TEATRO DOS PLANETAS
Neste sábado (7), às 14h. Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Entrada franca, mediante a retirada de senhas na recepção. Classificação: a partir de 6 anos. Informações: (31) 3409 8350.

MAIS SOBRE E-MAIS