Filmes clássicos da cultura nerd entram em cartaz no Cine Humberto Mauro

Com início neste sábado (7), mostra 'A vingança nerd' vai até 8 de agosto. Programação reúne títulos como 'Curtindo a vida adoidado', 'Jurassic Park' e a trilogia 'De volta para o futuro'

por Walter Felix 06/07/2018 11:56

FCS/Divulgação
Primeiro filme da trilogia 'De volta para o futuro' marcou os anos 1980 (foto: FCS/Divulgação)
No passado, nerds eram vistos como jovens intelectuais, de aparência estranha, com interesses e gostos peculiares. O estereótipo foi desconstruído aos poucos, de forma que, hoje, ser nerd se tornou motivo de orgulho. Um amplo panorama da formação cultural desse público entra em cartaz neste mês de férias, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes. Filmes marcantes – a grande maioria produzida na década de 1980 –, serão exibidos a partir deste sábado (7).


Drama, comédia, ação e ficção científica estão presentes na mostra A vingança nerd. A pluralidade de estilos, segundo o curador Vitor Miranda, é uma característica desse universo cultural. “Nosso recorte é específico nos anos 1980, década em que teve início a cultura nerd e o próprio termo ganhou popularidade. São filmes muito diferentes entre si. O que os aproxima é a narrativa simples, feita para um público variado”, afirma.


O título dado ao projeto é uma referência à revanche dos jovens introvertidos, tão recorrente nas produções selecionadas. “Nessa época, os filmes criaram o movimento em que pessoas sem aptidão social e com interesses em questões escolares e acadêmicas conseguem prosperar”, observa Vitor. Nas sessões deste domingo (8), todos os filmes se encaixam nesse filão: O vingador tóxico (1984), A vingança dos nerds (1984) e Mulher nota 1000 (1985).


Maratonas são destaque na programação. No dia 22, o espaço exibe três filmes protagonizados por Indiana Jones, o herói imortalizado por Harrison Ford. A última sexta-feira do mês, dia 27, será inteiramente dedicada à ficção científica, com exibição da trilogia De volta para o futuro (1985-1990), os primeiros filmes das sagas Matrix (1999) e Jurassic Park (1993) e os quatro primeiros da série Star trek (1979-1986).

FCS/Divulgação
Fãs terão a chance de assistir às aventuras de Ferris Buller na telona (foto: FCS/Divulgação)
CLÁSSICOS Cinéfilos terão a chance de conferir, na telona, produções que conquistaram diversos fãs pelas exibições constantes na TV. Títulos como Curtindo a vida adoidado (1988), Conta comigo (1986), Os goonies (1985) e Elvira, a rainha das trevas (1988) integram a mostra. “Não há nada de novo em exibir alguns desses filmes, que já passaram tanto na Sessão da Tarde e estão disponíveis na Netflix. Nosso papel é levá-los ao cinema, com qualidade de som e imagem que não se tem em casa, em uma experiência coletiva e de exercício de cidadania, para que as pessoas venham e ocupem o espaço”, afirma Vitor.


“Nossa tentativa é sempre colocar filmes famosos junto a outros poucos conhecidos, para que estes também possam atrair os espectadores”, completa o curador. Nesta seara, ele destaca os títulos Trash – Náusea total (1987), primeiro longa do diretor Peter Jackson, e Massacre na festa do pijama (1982), um slasher dirigido por uma mulher, Amy Holden Jones.


Na programação do projeto História Permanente do Cinema, serão discutidos temas pertinentes ao universo nerd. As sessões comentadas são realizadas sempre às quintas-feiras, às 17h. A próxima edição, que terá a presença do crítico Marcelo Miranda, é com o pioneiro Star Wars (1977), de George Lucas. “O primeiro filme da saga ditou padrões e definiu paradigmas do mainstream. Depois dele, a indústria percebeu que vender bonecos e fazer filmes sobre questões peculiares dava dinheiro. São elementos até hoje presentes no cinema”, avalia Vitor Miranda.

FCS/Divulgação
'Clube dos cinco' integra a programação (foto: FCS/Divulgação)
Confira os filmes que serão exibidos neste fim de semana:

. SÁBADO (7/7)
16h - Conta comigo (1986), de Rob Reiner
18h - Gremlins (1984), de Joe Dante
20h - Os Goonies (1985), de Richard Donner

. DOMINGO (8/7)
16h - O vingador tóxico (1984), de Michael Herz e Lloyd Kaufman
18h - A vingança dos nerds (1984), de Jeff Kanew
20h - Mulher nota 1000 (1985), de John Hughes

Programação completa disponível no site www.fcs.mg.gov.br.

MOSTRA 'A VINGANÇA NERD'
De 7 de julho a 8 de agosto. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes. Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. (31) 3236-7400. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA