De fora no futebol, EUA vencem a Copa do Mundo de Quadribol, na Itália

Esporte do universo literário e cinematográfico de Harry Potter é praticado por legião de fãs, que organiza o mundial da categoria

Miguel Esparza / US Quidditch
O quadribol é um esporte em que homens e mulheres competem juntos na mesma categoria (foto: Miguel Esparza / US Quidditch )
Se as atenções de boa parte do planeta estão na Rússia com a Copa do Mundo da FIFA, para os fãs mais fervorosos de Harry Potter, o mundial que importa mesmo terminou ontem, na Itália. Na final realizada em Florença, nesse domingo (1º/7), os EUA recuperaram o título da Copa do Mundo de Quadribol.

 

A final foi contra Bélgica, vencida por 120 a 70. Foi o terceiro mundial vencido pelos EUA. A Turquia ficou com o terceiro lugar, superando a Inglaterra. O Brasil também participou, mas ficou em 27º lugar, entre 29 nações participantes. Apelidada de Araras, a seleção agradeceu o apoio e celebrou a participação no Facebook:

 

Na versão original, praticada na ficção, os bruxos esportistas voam montados em suas vassouras na disputa, muitas vezes violenta. Harry Potter se torna um dos principais jogadores ao longo de sua saga. O esporte preferido no universo criado pela escritora J.K Rowling é uma mistura de cricket com futebol, basquete e rugby e um complexo conjunto de regras.

 

Na vida real, os fãs adaptaram para uma prática mais "possível", com bastões entre as pernas no lugar das vassouras mágicas. A Copa do Mundo é disputada a cada dois anos desde 2012 e as partiudas são transmitidas pelo Youtube. 

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS