Artistas e personalidades lamentam morte de Roberto Farias

Cineasta tinha 86 anos e lutava contra um câncer

por Redação EM Cultura 14/05/2018 16:05
Divulgação
(foto: Divulgação )
Artistas, personalidades e entidades ligadas ao cinema lamentaram a morte do cineasta Roberto Farias, aos 86 anos. Ele lutava contra um câncer de próstata há cerca de cinco anos, e estava internado no Copa Star e morreu nesta segunda-feira, 14/5. Além de dirigir, foi também montador, roteirista, produtor e distribuidor. Só não atuou como ator, a exemplo de seu irmão mais novo, Reginaldo Faria. Deixou a mulher, Ruth, e quatro filhos: Maurício, Mauro, Lui (todos também cineastas) e Marisa. O velorio será amanhã, no Memorial do Carmo, e o enterro, em Nova Friburgo, onde nasceu.

No Twitter, a cantora e nora de Roberto, Paula Toller postou uma homenagem ao cineasta. "Roberto Farias, meu sogro, faleceu hoje. Foi um homem generoso, dedicado à família e um grande brasileiro, apaixonado e militante pelo nosso cinema. Sua luz vai brilhar para sempre em nossa memória."

A Academia Brasileira de Cinema disse que "Roberto deixa muitas saudades em nossos corações e um grande exemplo de vida". Já a Ancine disse que "A Diretoria Colegiada da Ancine se solidariza com os amigos e familiares de Roberto Farias, com a certeza de que sua obra permanecerá como referência e inspiração para o cinema nacional."

O Ministério da Cultura também usou o Twitter para comentar a morte de Roberto. "O #MinC lamenta profundamente a morte do cineasta, roteirista e produtor de cinema Roberto Farias, ocorrida nesta segunda (14), aos 86 anos. Membro da Academia Brasileira de Cinema, Roberto iniciou sua carreira nos anos 50, como produtor e diretor, e não parou mais", diz o post. 
 
 
 
 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS