Aniversário de BH: tudo que você precisa saber sobre os shows gratuitos na cidade

População vai comemorar os 120 anos da capital com shows, peças de teatro e espetáculos de dança

por Pedro Galvão 08/12/2017 07:00
Ricardo Nunes/divulgação
Ricardo Nunes/divulgação (foto: Ricardo Nunes/divulgação)
BH entra na reta final das comemorações de seus 120 anos, iniciadas na semana passada. Até terça-feira, shows e atividades artísticas garantirão programa para gente de todos os gostos. Artistas mineiros e nomes de destaque da música brasileira vão se encontrar em espaços públicos. Tudo de graça.

Na terça-feira (12), o dia do aniversário de Belo Horizonte, o Skank, que vem celebrando seus 25 anos de estrada, vai se reencontrar com o público da terra natal.

“Tocar em BH, qualquer que seja o ensejo, é sempre muito especial. O contato da banda com a cidade sempre foi muito íntimo. BH não foi uma coincidência na nossa vida, não estávamos aqui de passagem, pois somos nascidos e criados em BH. A identificação com a cidade é muito grande”, diz o vocalista e compositor Samuel Rosa.

“Mesmo depois de 25 anos de carreira, nenhum dos integrantes se arriscou a arredar o pé daqui. Compartilhamos e somos testemunhas do cotidiano da cidade, do que acontece na política, cultura e nos esportes. Nosso centro sempre foi BH, e até nossas letras mostram isso”, afirma Samuel. O repertório deve reunir sucessos de todas as fases da banda.

Antes do Skank, será a vez do grupo Bala da Palavra, que faz releituras de clássicos da MPB por meio do rap e da percussão afro-brasileira. O show terá direção de Sérgio Pererê. O rapper BNegão é o convidado especial dos mineiros na terça.

FERIADO Nesta sexta-feira (8), feriado municipal dedicado a Imaculada Conceição, o espaço sob o Viaduto de Santa Teresa, tradicional reduto do rap e de outras manifestações da arte urbana, terá um dia agitado, com o reggae do Uai Soundsystem e duelo de DJs. Perto dali, na Praça Sete, o soul e a black music darão ritmo à programação de discotecagens durante a tarde.

A partir de sábado (9), grandes shows movimentarão a cidade. Às 18h de amanhã, o palco da Praça da Estação receberá Lô Borges com o show Sou do mundo, sou Minas Gerais. O Clube da Esquina também será celebrado por Rodrigo Borges, sobrinho de Lô, ao lado do pai, Marilton Borges, e da cantora carioca Mart’nália.

Tive o prazer de tocar no centenário de BH, também na Praça da Estação, e agora poderei novamente homenagear a cidade em seus 120 anos. Isso de novo com meu pai no palco, além do Ian Guedes, outros amigos e a parceria com a Mart’nália. Ela também é de família extremamente musical, vai ser um grande prazer essa mistura de Santa Tereza com Vila Isabel”, diz Rodrigo.

O mineiro promete mesclar clássicos do Clube da Esquina com sucessos da filha de Martinho de Vila. A noite ainda terá outra dobradinha, entre o mineiro Marcelo Veronez e o pernambucano Otto.

ORQUESTRAS Para agradar diferentes ouvidos, o domingo (10) terá, a partir das 18h, a Orquestra Arte Viva em parceria com o cantor e compositor Toquinho. Na sequência, a Orquestra de Câmara do Sesi e o rapper Flávio Renegado reeditam o projeto “hip-hop sinfônico” apresentado há alguns dias na Sala Minas Gerais. Por fim, sobem ao palco Flávio Venturini e Marcus Viana.

Apesar das fortes chuvas registradas na capital, que acabaram inviabilizando o show do Sepultura no último domingo, na Praça da Estação, a Belotur garante a manutenção das atividades programadas. Porém, a grade poderá ser alterada. A PBH, no início da semana, desistiu da agenda prevista para o Parque Municipal. Antes de sair de casa, convém checar horários e locais no site https://prefeitura.pbh.gov.br/ bh120anos.

A Belotur informou que está monitorando o clima junto à Defesa Civil e promete reforçar as estruturas de proteção de equipamentos no palco para garantir as apresentações, mesmo sob chuva moderada. O show do Sepultura deverá ser remarcado, mas a data não foi anunciada até o fechamento desta edição.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (8)
» Viaduto Santa Tereza
Rua Aarão Reis, Centro
UAI Sound System e Duelo de DJs. A partir das 18h

» Praça Sete
Movimento Soul. A partir das 14h

» Teatro Raul Belém Machado
Rua Jauá, 80, Alípio de Melo
Peça Pedro e o lobo, com Giramundo (11h)

SÁBADO (9)
» Praça da Estação
Lô Borges, Rodrigo Borges, Marilton Borges e Mart’nália. Marcelo Veronez convida Otto.
A partir das 18h

» Viaduto Santa Tereza
Rua Aarão Reis, Centro
Gaymada. Baile da Binário (funk) e Grupo Fascina. A partir das 14h.

» Teatro Raul Belém Machado
Rua Jauá, 80, Alípio de Melo
Projeto Cariúnas (11h). Performance Monumento, com Cib Maia e Lu Lanza (19h). Espetáculo de dança Em nós, com Coletivo Movasse e Tuca Pinheiro (20h)

DOMINGO (10)
» Praça da Estação
Orquestra Arte e Viva convida Toquinho. Orquestra de Câmara do Sesi convida Flávio Renegado. Flávio Venturini e Marcus Viana. A partir das 18h

» Viaduto Santa Tereza
Rua Aarão Reis, Centro
Grupo Galpão em De tempos somos. Duelo de MCs, com Família de Rua, Kainná Tawá. Duelo de Tags e VJ Bah.
A partir das 14h

» Centro de Referência
da Juventude
Rua Guaicurus, 50, Centro
Aulão de dança afro com Junia Bertolino (10h). Performance Mergulho 747, de Regina Amaral (11h). Espetáculo O homem vazio na selva da cidade,
com Zap 18 (19h)

» Salão da Capela Nossa Senhora Aparecida
Praça da Vila Cemig, Barreiro
Espetáculo Vila Cemig é de luta, com Grupo Parangolé (11h)

SEGUNDA-FEIRA (11)

» Praça da Estação
Cantor Eduardo Costa.
A partir das 18h

» Teatro Marília
Av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia
Show Cobra Coral homenageia artistas mineiros (20h)

» Viaduto Santa Tereza
Rua Aarão Reis, Centro
Espetáculo Passaarão, com Grupo Espanca. Performance Cartório, com Idylla Silmarovi e Academia Transliterária.
A partir das 17h

» Praça Sete
Trânsito parado – Vou me atrasar, com Cia. de Dança Palácio das Artes. Show de Marcos Frederico.
A partir das 16h

TERÇA-FEIRA (12)
» Praça da Estação
Bala da Palavra convida BNegão. Skank. A partir das 18h

» Viaduto Santa Tereza
Lançamento do CD Lá da Favelinha com disputa nervosa. Show Das Quebradas.
Espetáculo A coisa – Espaço Comum Luiz Estrela.
A partir das 17h

» Teatro Raul Belém Machado
Rua Jauá, 80, Alípio de Melo
Espetáculo Legado andalusí, com Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero (20h)

» Teatro Francisco Nunes
Avenida Afonso Pena 1.377, Centro
Show Tizumba 60 anos, às 20h

MAIS SOBRE E-MAIS