Peças dirigidas por João das Neves são reapresentadas em Belo Horizonte

Com encenações de 'Zumbi', 'Madame Satã' e 'Os Azeredo mais os Benevides', projeto Off Cena comemora os 80 anos de João das Neves

por Estado de Minas 23/09/2015 23:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Beto Novaes/EM/D.A Press
Radicado em Lagoa Santa, João das Neves é um dos diretores de teatro mais importantes do país (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Radicado em Minas Gerais, o diretor carioca João das Neves ganha homenagem em BH por seus 80 anos. O projeto Off Cena, no Sesc Palladium, programou a apresentação de peças dirigidas por ele, além de oficinas e debates. Na sexta-feira, dia 25, às 21h, o público poderá conferir a montagem de 'Zumbi', com 10 atores negros, encenada em 2012.

Escrita por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, a peça não tem protagonista: todos os intérpretes fazem o papel de todos os personagens. A peça remete ao musical 'Arena conta Zumbi', clássico que estreou nos anos 1960 e tem canções de Edu Lobo que se tornaram emblemáticas para a MPB.


Sábado, dia 26, às 21h, será apresentada 'Madame Satã', com o Grupo dos Dez, que estreou em 2014. Dirigida por João das Neves e Rodrigo Jerônimo, a peça discute homofobia e racismo por meio de Satã, malandro bom de navalha, ícone da Lapa carioca.


Domingo, dia 27, às 19h, BH recebe a montagem paulista 'Os Azeredo mais os Benevides', de Oduvaldo Vianna Filho, dirigida por João das Neves e produzida pelo Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-Umes).


Esta peça ficou 50 anos no limbo. Em 1964, foi impedida de estrear devido ao incêndio no prédio da União Nacional dos Estudantes, no Rio de Janeiro, logo depois do golpe militar. Luta de classes e injustiça social são temas abordados na montagem, que chegou aos palcos no ano passado, dirigida por João das Neves.


Sesc Palladium fica na Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Ingressos para cada montagem custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

MAIS SOBRE E-MAIS