Circuito Cultural Praça da Liberdade dá sequência à Primavera de Museus

Programação gratuita tem cultura afro-brasileira como tema central e segue até domingo com exposições, oficinas, exibições de filmes e visitas guiadas

por Fernanda Machado 26/09/2013 08:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Museu das Minas e do Metal / Divulgação
Documentário 'Os Arturos', de Thereza Jessouron será exibido esta quinta no Museu das Minas e do Metal (foto: Museu das Minas e do Metal / Divulgação)

A Praça da Liberdade recebe a nova estação oferecendo programação variada e atividades gratuitas para o fim de semana. Parte da 7ª Primavera de Museus, o Circuito Cultural Praça da Liberdade celebra a cultura afro-brasileira com atividades diversas que seguem até domingo, 29.

Com a temática 'Museus, memória e cultura afro-brasileira', a programação é voltada para todas as idades e inclui contação de história, exposições, oficinas, exibição de filmes e visitas guiadas.

As atividades acontecem, ao longo do dia, em quatro espaços do circuito. Na Biblioteca pública estadual Luiz de Bessa, a mostra 'Cultura afrodescendente: presença indissolúvel' reúne livros do acervo que abordam manifestações artísticas afro-brasileiras.

Já o Espaço do Conhecimento UFMG dá sequência à exibições de filmes e debates sobre o tema, iniciados na segunda-feira, 23. Na quinta, 26, e sexta, 27, serão exibidos o curta 'A negação do Brasil – o negro nas telenovelas' e o documentário 'Atlântico negro: nas rotas dos Orixás', respectivamente. No sábado, 28, o espaço recebe o debate 'A África na cultura brasileira', onde serão discutidos os diversos aspectos da cultura africana no cotidiano.

O Memorial Minas Vale apresenta oficinas de percussão e dança afro, nesta quinta-feira e sexta, a partir das 10h. No Museu das Minas e do Metal, a programação inclui a oficina 'Mídia sociais para museus', a palestra 'Os Arturos' e a narração de contos afro-brasileiros pela atriz e contadora Beatriz Myrrha. As atividades se iniciam nesta quinta e vão até sábado. Confira a programação:

7ª PRIMAVERA DE MUSEUS - 'Museus, memória e cultura afro-brasileira'

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA


Até 30 de setembro


Exposição 'Cultura afrodescendente: presença indissolúvel', que reúne livros do acervo que falam sobre as diversas manifestações artísticas afro-brasileiras.


Local: Setor de Referência e Estudos – Prédio anexo Professor Francisco Iglesias
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 12h

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG


26 de setembro - 16h

Filme: A negação do Brasil – o negro nas telenovelas
Comentadora: Luciana Oliveira (UFMG)

27 de setembro - 14h
Filme: 'Atlântico Negro: nas rotas dos Orixás'
Comentador: Erisvaldo Pereira dos Santos (UFOP)

28 de setembro - 11h

Debate |Café controverso: 'A África na cultura brasileira'

Convidados: Leda Maria Martins – Faculdade de Letras UFMG e Junia Furtado – Departamento de História/ Professora titular de História Moderna (UFMG).

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

26 e 27 de setembro – de 10 às 14h30
Oficina de percussão e dança afro

MUSEU DAS MINAS E DO METAL

26 de setembro - 19h30
Palestra com Glaura Lucas e exibição do documentário 'Os Arturos', de Thereza Jessouron

27 de setembro – de 15 às 17h

Oficina: 'Mídias sociais para museus', com Ana Paula Gaspar

29 de setembro - 11h
Contos afro-brasileiros com a narradora de histórias Beatriz Myrrha

MAIS SOBRE E-MAIS