

saiba mais
Com uma coleção de mais de 60 mil piadas, Ary Toledo pensa bem antes de subir ao palco com novo espetáculo. Foram somente oito até hoje. “Cada um ficava até sete anos em cartaz. Em São Paulo, só o show 'Ary Toledo com a corda toda' foi visto por 1,2 milhão.” Ele solta uma gargalhada quando questionado se conseguiu enriquecer com tanta graça: “Não posso me queixar, não.” A fórmula de sucesso continua rendendo. Quando pensou em criar um espetáculo para festejar os 50 anos de atividade, resolveu selecionar o melhor da carreira. “Peguei as melhores piadas, fiz duas músicas especiais, coloquei monólogos, efeitos especiais, mímica e mágica.” E o resultado? “Foi o melhor que tive. Costumo gravar a apresentação e contar o número de gargalhadas. Em 90 minutos foram 250. Meu recorde”, avisa.
Figura constante nos domingos de Silvio Santos, no SBT/Alterosa, Ary Toledo ficou conhecido pelas piadas por vezes picantes na televisão. Sobre o patrão – ele acaba de retomar o posto aos domingos no programa do SBT –, é só elogios: “É uma amizade de quase 40 anos. Ele é um cara legal e faço o trabalho de bom grado.”
Para provocar risadas, Ary usa situações inspiradas na política, nas sogras, crianças e nas famosas históris de portugueses. O entusiasmo, a despeito dos 75 anos, permanece. “O riso é contagioso.” Deixando de lado a profissão, faz questão de terminar a conversa com um recado aos mal-humorados. “O riso é o açúcar da vida. A ciência já provou que os bem-humorados são menos suscetíveis às doenças do coração. Então, o jeito é levar a vida assim: se lhe derem um limão, faça uma limonada”, conclui;
Ary Toledo: 5.0
Sexta-feira, às 21h, e amanhã, às 20h, no Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Ingressos: R$ 80 (inteira). Informações: (31) 3516-1360.