Museu das Minas e do Metal exibe documentários da 7ª Primavera dos Museus

'Os arturos', 'Marie Curie além do mito' e 'Einstein no Rio' estão na programação do evento

por Estado de Minas 26/09/2013 08:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
MUSEU DAS MINAS E DO METAL/Divulgação
Museu das Minas e do Metal apresenta três documentários nesta quinta-feira (foto: MUSEU DAS MINAS E DO METAL/Divulgação)

Nesta quinta-feira, a partir das 19h30, o Museu das Minas e do Metal (MMM) exibe três documentários na programação da 7ª Primavera dos Museus: 'Os arturos', 'Marie Curie além do mito' e 'Einstein no Rio'. A entrada é franca.


'Os arturos' (Brasil, 2003, 60min), de Thereza Jessouron, será exibido às 20h30, no Auditório Bateia. A película acompanha as festas da libertação da escravidão, de Nossa Senhora do Rosário e de João do Mato, na comunidade dos arturos, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, mostrando rituais que ligam o humano ao divino, num rico painel visual e sonoro. Os quilombolas comentam sobre sua organização social, que tem na tradição uma forma de resistência da cultura negra em Minas Gerais.

'Os arturos' são o foco das atividades do MMM durante a 7ª Primavera dos Museus, que este ano traz o tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”. Antes da exibição do documentário, às 19h30, haverá a palestra “Entre a intimidade e a difusão: suportes e sentidos da memória na comunidade dos arturos”, com a professora da Escola de Música da UFMG Glaura Lucas.

Também às 19h30, o projeto 'comCiência' promove, no auditório Candeia, a exibição dos documentários 'Marie Curie além do mito' (França, 2011, 52’) e 'Einstein no Rio' (Alemanha, 2005, 17’). O primeiro, dirigido por Michel Vuillermet, é uma homenagem à cientista polonesa Marie Curie, que em 1903 ganhou o Prêmio Nobel de Física pelas descobertas sobre a radioatividade,  com seu marido, Pierre Curie, e o físico Henri Becquerel. Já o curta 'Einstein no Rio', com pequenas cenas e comentários sobre Albert Einstein colhidos e organizados por uma  TV alemã, inclui a passagem do físico pelo Brasil em 1925.

 

Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade s/nº, Prédio Rosa) – Exibição de filmes na programação da 7º Primavera nos Museus. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA