Após diagnóstico de Afasia, Angeli se despede da carreira de cartunista

Artista contribuiu por mais de 50 anos na Folha de S.Paulo e cuidará da saúde, mas sem deixar de ser artista, segundo sua esposa

André Seiti
Angeli se despede da carreira de cartunista, após avanço na Afasia, doença diagnosticada há alguns anos (foto: André Seiti)
 

O artista Angeli, de 65 anos, anunciou nesta quarta-feira (20/04), sua aposentadoria da carreira de cartunista, após ser diagnosticado com Afasia Progressiva Primária. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, veículo para o qual Angeli colaborou por mais de 50 anos.

 

Ao G1, a esposa do artista, Caorlina Guaycuru, confirmou a informação e comentou sobre o momento difícil vivido pela família: "Recebemos o diagnóstico (de afasia) há alguns anos. Essa é uma condição degenerativa e, de um mês para cá, ficou um pouco mais pesada. Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente", explicou Carolina.

 

No entanto, Carol fez questão de afirmar que, apesar do avanço da doença, Angeli não deixará de ser artista: "Encerra como cartunista, mas não como artista", pontuou. A afasia é atribuída a qualquer alteração de linguagem, que podem afetar funções como a capacidade de se comunicar verbalmente e escrever.

 

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), o comprometimento ocorre após um dano cerebral. A causa mais comum é o AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas também pode ser ocasionado após outros transtornos, como traumatismos cranioencefálicos (TCE), tumores cerebrais, aneurismas, infecções cerebrais, entre outros tipos de doenças, como algumas demências.

 

Inevitavelmente, o público, chocado com a triste notícia, lembrou de Bruce Willis, que anunciou ter a mesma doença. Além deles, podemos citar outros nomes, como Alicinha Cavalcanti, Sharon Stone e Kirk Douglas, pai de Michael Douglas. Todos com Afasia causada por algum transtorno.

A carreia de Angeli 

Arnaldo Angeli Filho nasceu em 31 de Agosto de 1956, na cidade de São Paulo, e aos 14 anos publicou seu primeiro desenho na extinta revista Senhor. Em 1973, foi convidado a desenhar para o jornal Folha de S.Paulo, no qual criou a tira diária “Chiclete com Banana”, publicada na seção de quadrinhos, lançando personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros. Em 1985, “Chiclete com Banana" transformou-se em um revista de quadrinhos independente de mesmo nome, com inquestionável influência no mercado editorial.

 

Angeli é autor de vários livros e participou de diversos festivais de comics na Europa. Teve seus trabalhos publicados pelas revistas Linus, de Milão; El Vibora, de Barcelona; Humor, de Buenos Aires, e no jornal Diário de Notícias, de Lisboa.

Divulgação/Angeli
Entre os muitos personagens de Angeli, estão os Skrotinhos (foto: Divulgação/Angeli)

Por mais de 40 anos, trabalhou com exclusividade como chargista político para o jornal Folha de S.Paulo e para o Universo OnLine (UOL). Desenvolveu alguns quadrinhos animados para a internet e para o Cartoon Network. Foi um dos 100 artistas mundiais homenageados pelo Google para ter alguns de seus trabalhos expostos nas interfaces do Google para a Internet. É um dos idealizadores e editores do projeto Baiacu. 

 

As informações acima foram tiradas de seu siste oficial. Para ficar por dentro de toda sua história, basta acessá-lo, clicando aqui.