Ancine rejeita projeto de documentário sobre FHC: 'Aproveitamento político'

Segundo a decisão, filme 'dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente'

Reprodução/TV Globo
Fernando Henrique Cardoso durante entrevista (foto: Reprodução/TV Globo)
Um projeto de documentário sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi indeferido pela diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema). A decisão foi tomada na semana passada por Mauro Souza Edilásio Barra.

A decisão pelo indeferimento do projeto diz: “considerando que este, ainda que para fomento indireto, isto é, com renúncia de receita pública, dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da República homenageado no documentário, com o notório aproveitamento político, às custas dos cofres públicos, o que, perpendicularmente, conspurca os princípios, dentre outros, da moralidade administrativa e da impessoalidade, subvertendo, por óbvio, a política pública de fomento ao setor audiovisual”.

No filme, intitulado O presidente improvável, Fernando Henrique Cardoso coloca-se em frente às câmeras para revisitar sua trajetória como chefe de Estado, cargo que ocupou entre 1995 e 2002.

O Presidente Improvável também oferece ao espectador a oportunidade de ouvir as enriquecedoras reflexões de Fernando Henrique sobre sociologia, ciência política e vida pública. Além de retomar a sua própria produção acadêmica, o protagonista é convidado a comentar temas atuais como a polarização Direita x Esquerda, a ‘guerra de narrativas’ e os desafios econômicos do Brasil”, diz a sinopse.

O longa é produzido pela Giro Filmes e já havia sido aprovado em 2018

“A decisão é flagrante censura da Ancine ao tema, em tentativa de impedir o registro de nossa história”, disse Cris Olivieri, advogada consultora para arte e cultura, à coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. 

A Ancine ainda diz que a decisão foi tomada por dois diretores e que será submetida à próxima reunião da diretoria colegiada, “podendo ser ratificada ou retificada”.


MAIS SOBRE CINEMA