Jodie Foster receberá Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Atriz de O Silêncio dos Inocentes e Taxi Driver será homenageada no evento, que começa em 6 de julho

Reprodução/Instagram
Foto de divulgação da Palma de Ouro honorária (foto: Reprodução/Instagram)
A atriz Jodie Foster será homenageada no Festival de Cannes deste ano. O evento, que será realizado entre 6 e 11 de julho na França, entregará a Palma de Ouro honorária à artista, segundo os organizadores.

"Eu devo muito ao Festival de Cannes, ele mudou a minha vida completamente. Minha primeira vez na Croisette foi um momento definidor. Mostrar um dos meus filmes no festival sempre foi um sonho. Fico lisonjeada que Cannes tenha pensado em mim, e muito honrada por poder compartilhar algumas palavras de sabedoria e contar algumas aventuras para uma nova geração de cineastas", disse a atriz.

Foster já recebeu o Oscar de melhor atriz por Acusados (1988) e O Silêncio dos Inocentes (1991), que também lhe rendeu o Bafta

Sete filmes de Jodie Foster, seja como atriz ou diretora, foram exibidos no Festival. A primeira vez foi em 1976, quando tinha 13 anos de idade, por ter atuado em Taxi Driver, vencedor da Palma de Ouro daquele ano.

"Jodie Foster nos deu um presente incrível ao vir comemorar o retorno do festival. Sua aura é incomparável: ela incorpora a modernidade, a inteligência radiante da independência e a necessidade de liberdade", disse Pierre Lescure, presidente do festival.

Com Spike Lee no comando do júri, o Festival de Cannes deste ano terá estreias muito aguardadas, como o musical Annette, com Adam Driver e Marion Cotillard, e a comédia A Crônica Francesa, do diretor Wes Anderson.

Na lista de vencedores da Palma de Ouro honorária estão nomes como os atores Alain Delon, Jane Fonda e Jeanne Moreau, o diretor Bernardo Bertolucci e o cineasta português Manoel de Oliveira.

MAIS SOBRE CINEMA