Em meio à pandemia, Academia se prepara para cerimônia do Oscar

Premiação será feita em duas locações para que todos convidados compareçam presencialmente

Divulgação
Cerimônia do Oscar em meio à pandemia terá protocolos de segurança, mas ainda será presencial (foto: Divulgação)
 

A cerimônia do Oscar é um dos acontecimentos mais assistidos do ano. O tapete vermelho, a grande festa, os astros reunidos e todo o glamour do cinema transformam o prêmio em sinônimo de grandiosidade. Com a pandemia, fica muito difícil imaginar grandes eventos acontecendo de forma plena. No dia 25 de abril veremos o Oscar da pandemia, seguindo uma série de medidas e bem diferente do que nos acostumamos ao longo dos anos.

 

A começar pela categoria de Melhor Filme que, segundo especialistas em cinema, é uma das mais heterogêneas de todos os tempos. Com a alta de casos do novo Coronavírus, grandes estúdios paralisaram suas gravações, o que abriu caminho para filmes independentes entrarem no páreo por uma estatueta.  

 

Geralmente, são produções com elencos mais plurais e temáticas mais inclusivas e diversas. Entre os oito longas que concorrem na categoria três são protagonizados por pessoas não-brancas: Minari, O som do silêncio e Judas e o Messias negro

Divulgação
Daniel Kaluuya é protagonista do longa Judas e o Messias negro (foto: Divulgação)
 

Os critérios que normalmente tornam uma produção elegível ao Oscar também foram alterados. Antes, era preciso que o filme fosse exibido por um certo tempo em cinemas de Los Angeles. Com o fechamento das salas de cinema por conta da pandemia, a Academia deu o braço a torcer e aceitou inscrições de filmes que foram exibidos apenas pela internet, dando muita força aos streamings.

Divulgação/Netflix
O longa Mank, com direção de David Fincher e lançado somente na Netflix, lidera o número de indicações ao Oscar (foto: Divulgação/Netflix)
 

Com relação ao dia da premiação, os convidados deverão participar presencialmente. Para conter riscos, o evento será realizado em dois locais. Um é o já tradicional Teatro Dolby, que sedia o Oscar desde 2002. Já o outro, é a estação de trem Union Station, que também fica em Los Angeles.

 

A imprensa norte-americana destaca que a cerimônia vai pelo mesmo caminho do Grammy, que também usou mais de uma locação, sendo uma ao ar livre. Só serão convidados para a premiação os apresentadores de cada categoria, os indicados e seus convidados.

 

Outro fator que pode ser decisivo para a entrega dos prêmios são as campanhas. Em um mundo sem pandemia, o Oscar costuma começar meses antes, com os indicados viajando para promover e apresentar as produções para os votantes da Academia espalhados pelo mundo. São vários eventos, desde sessões exclusivas para convidados, até festas organizadas pela própria produção do prêmio. Tudo isso está suspenso e o que ainda pode ser realizado vai ser feito por videoconferência.

MAIS SOBRE CINEMA