Desastre: Globo de Ouro tem a pior audiência desde 2008

A premiação deste ano teve ao todo 6,9 milhões de espectadores, pouco mais de um terço do público da edição anterior

Correio Braziliense 03/03/2021 14:07
NBCUniversal/AFP PHOTO
Tina Fey e Amy Poehler apresentaram o Globo de Ouro separadamente, cada uma em uma costa dos Estados Unidos (foto: NBCUniversal/AFP PHOTO)

O 78º Globo de Ouro sofreu um duro golpe. A premiação de 2021 teve uma queda de mais da metade do público em relação à edição anterior. Ao todo, 6,9 milhões de pessoas assistiram ao prêmio transmitido no domingo (28/2), número que representa pouco mais de um terço dos 18,3 milhões de espectadores que assistiram ao evento em 2020. A informação é do veículo internacional Vulture.

A audiência é vista pela imprensa internacional como um desastre e foi a maior queda entre as grandes premiações. O Emmy, por exemplo, registrou queda de apenas 11% do público. A perda do Globo de Ouro representa algo em torno de 62% menos espectadores. Mesmo assim, a premiação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) teve um resultado melhor que a concorrente de séries. O Emmy teve 6,1 milhões de espectadores, no entanto, por acontecer em outra época, historicamente sempre teve números menos expressivos.
Outro parâmetro que apresenta o tamanho do problema é que os piores números recentes do Globo de Ouro haviam sido em 2009, quando a premiação foi assistida por 14,9 milhões, público mais de 50% maior que o de 2021. Ou seja, este é o pior resultado desde a greve dos roteiristas norte-americanos em 2008. Acredita-se, inclusive, que no mesmo ano de 2008, quando não houve cerimônia e apenas um anúncio rápido dos vencedores, mais pessoas tenham assistido.

Vale lembrar que o Globo de Ouro é o evento que tradicionalmente abre a temporada de premiações do cinema norte-americano. Assim como os vencedores são um termômetro para o que pode acontecer no Oscar, a audiência também diz muito sobre o interesse do público na temporada que está por vir. Os canais responsáveis pela transmissão do Grammy e dos prêmios da Academia já se preocupam com a eventual queda, que, entre outros motivos, tem muita relação com os tempos de pandemia.

78º Globo de Ouro marcado por mais problemas
A cerimônia de 2021 não foi marcada só por este problema. A HFPA sofreu duras críticas por, dias antes, revelar que não possui nenhum membro negro e que os homens brancos são a maioria votante no prêmio. Alguns apresentadores e as próprias anfitriãs da 78ª edição, Tina Fey e Amy Poehler, fizeram duras críticas e piadas sobre o fato. Além disso a premiação já havia tido problemas prévios que envolviam corrupção de membros votantes.

Em cinema, Nomadland da diretora chinesa Chloe Zhao ganhou Melhor filme de drama e Mehor direção. Borat 2: Fita de cinema seguinte levou o prêmio principal de comédia Em séries The Crown dominou drama, enquanto sagrou-se a vencedora do prêmio da noite em comédia. Confira a lista completa de premiados.

MAIS SOBRE CINEMA