Diretor de Bacurau, Kleber Mendonça estará no júri do Festival de Berlim

Um dos festivais europeus mais importantes da atualidade, a Berlinale, que começa no dia 20, terá um longa brasileiro em competição

Estadão Conteúdo 04/02/2020 13:00
Marcos Vieira/EM/D.APress
Kleber Mendonça durante lançamento de Bacurau em BH (foto: Marcos Vieira/EM/D.APress)

Diretor de Bacurau, Aquarius e O Som ao Redor, o brasileiro Kleber Mendonça Filho vai fazer parte do júri principal do Festival de Cinema de Berlim. Presidido pelo ator Jeremy Irons, o júri será composto ainda por Bérénice Bejo (Argentina/França), Bettina Brokemper (Alemanha), Annemarie Jacir (Palestina), Kenneth Lonergan (EUA) e Luca Marinelli (Itália).

 

Eles vão escolher os vencedores do Urso de Ouro e do Urso de Prata. No total, 18 filmes estão na competição, incluindo o brasileiro Todos os Mortos. Dirigido por Caetano Gotardo e Marco Dutra, o longa, coprodução com a França, onta a história de uma família em declínio no fim do século 19, narrada por três mulheres. 

 

Além deste, outras produções nacionais participam da Berlinale. Meu nome é Bagdá, da diretora Caru Alves Souza, passará na mostra Generation, dedicada a retratar a realidade de jovens ao redor do mundo. O filme mostra a história de adolescentes skatistas em São Paulo.

 

Cidade pássaro, coprodução entre Brasil e França, foi selecionado para a mostra Panorama. Dirigido por Matias Mariani, ele acompanha a história de um músico nigeriano que vai a São Paulo em busca do irmão mais velho.

 

Dirigido pela brasileira Ana Vaz, Apiyemiyekî, coprodução com França e Holanda, integra a seleção Forum Expanded.

 

O Festival de Cinema de Berlim será realizado entre 20 de fevereiro e 1º de março e será palco da estreia de 19 filmes brasileiros.

 

MAIS SOBRE CINEMA