Concorrente de Democracia em vertigem ao Oscar, The Cave estreia dia 3

Filme do diretor sírio Feras Fayyad acompanha o cotidiano de um hospital subterrâneo na Síria. Canal National Geographic produziu documentário

Redação EM Cultura 28/01/2020 10:59
National Geographic/Divulgação
The Cave chega ao Brasil na semana do Oscar (foto: National Geographic/Divulgação)
Concorrente de Democracia em vertigem ao Oscar de melhor documentário, a produção The cave estreia nesta segunda (3), às 21h, no canal National Geographic
 
Depois de concorrer ao Oscar de 2018 com Os últimos homens em Aleppo (em cerimônia que não pôde comparecer, pois seu visto foi negado pelo governo Trump), o diretor sírio Feras Fayyad acompanhou, em seu país, um grupo de médicas que tratam sem descanso das feridas de guerra num hospital subterrâneo enquanto batalham contra o sexismo. 
 
Em Ghouta, cidade próxima a Damasco, um hospital conhecido como The Cave foi instalado em uma série de túneis. Sem narração, o documentário concentra-se em algumas pessoas. Entre elas está a jovem médica Amani Ballor, pediatra que trata um fluxo constante de crianças feridas. Há também o médico Salim e a enfermeira Samaher, que luta para demonstrar otimismo. 
 
O centro médico subterrâneo foi criado depois que ataques continuaram danificando os hospitais de Ghouta. A despeito das condições, o hospital subterrâneo está devidamente equipado. Mas como a região foi cercada por forças militares, os medicamentos e suprimentos são escassos. Amani, a certo momento, diz que havia seis anos não saía da cidade.
 
"Como cineasta sírio, cumpri minha missão jogar luz sobre o povo sírio e as atrocidades que continuam a ser cometidas na minha terra hoje", disse o diretor Feras Fayyad. "Na Dra. Amani eu vi esperança enquanto testemunhei seu desafio de ir contra os estereótipos e preconceitos que governam a nossa sociedade ao mesmo tempo em que atendia pacientes nas circunstâncias mais terríveis.”
 
A cerimônia do 92º Oscar será em 9 de fevereiro. 
 
Veja o trailer de The Cave 

MAIS SOBRE CINEMA