'Frozen 2' é a animação de maior bilheteria de todos os tempos

O novo filme da Disney, que estreou em dezembro nos cinemas, já arrecadou 1,32 bilhão de dólares ao redor do mundo, contra 1,27 bilhão de dólares conquistados pelo primeiro Frozen

Estadão Conteúdo 06/01/2020 07:40
 Reprodução/Youtube
(foto: Reprodução/Youtube)

Frozen 2, sequência do filme de 2013, tornou-se a animação com a maior bilheteria de todos os tempos nesta semana. O recorde anterior era justamente do primeiro filme, que narra a história das irmãs Anna e Elsa.

O novo filme da Disney, que estreou em dezembro nos cinemas, já arrecadou 1,32 bilhão de dólares ao redor do mundo, contra 1,27 bilhão de dólares conquistados pelo primeiro Frozen. Com a marca, a animação é o 14º filme no ranking geral, mas precisa de mais 75 milhões de dólares para entrar no Top 10, ultrapassando Star Wars: Os Últimos Jedi, Pantera Negra, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 e Vingadores: A Era de Ultron. Frozen 2, que teve pré-estreia em território nacional na edição 2019 da CCXP, deu continuidade a uma história que antecipou temas que viriam a pautar o cinema durante a última década, como o empoderamento feminino. 

Levando às salas de cinema crianças vestidas a caráter como princesas, o filme chegou a ser alvo de críticas da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que afirmou que a personagem Elsa seria lésbica - o que não se verifica na trama.

Frozen 2 retoma a relação das irmãs, que haviam se reencontrado e reaproximado após um longo período de separação no primeiro longa. Agora, Anna e Elsa se veem envolvidas em uma rivalidade de longa data entre Arendelle, o reino em que elas moram, e a tribo dos Northuldra por causa da construção de uma barragem. 

Dirigido por Chris Buck e Jennifer Lee, o novo filme foi inspirado no conto de fadas A Rainha da Neve, do escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, cuja obra inspirou diversos clássicos infantis, incluindo textos que deram origem a outros filmes da Disney, como O Patinho Feio, adaptado em 1939, e A Pequena Sereia, de 1989, que deve ganhar em breve uma versão live action.


MAIS SOBRE CINEMA