Frozen 2 vem aí prometendo uma carga extra de emoção

Filme chega em janeiro às telas do Brasil. Uma das mensagens é a de reforço ao empoderamento feminino até mesmo por meio da trilha sonora

Estado de Minas 08/12/2019 06:00
DISNEY/DIVULGAÇÃO
Cena de Frozen 2, que chega às telas do Brasil em janeiro (foto: DISNEY/DIVULGAÇÃO)

Quando Idina Menzel começou a cantar Let it go ao vivo nos shows, ela pensou que a letra e a melodia empolgante iriam empoderar todas aquelas meninas da plateia vestidas de Elsa. Em vez disso, Menzel disse que muitas vezes era ela mesma quem saía dessas apresentações se sentindo tão inspirada quanto as garotinhas.

“Sinto um orgulho extremo de tudo isso”, disse Menzel, a artista vencedora do Tony award, que dubla Elsa, uma rainha forte e independente que tem o poder mágico de manipular o gelo e a neve, em Frozen. A música tocou fundo em seu íntimo porque, na época, ela tinha de fazer malabarismos entre vários empregos na Broadway e passava por um divórcio, tentando “dar um passo de cada vez”.
“Aí, você vê uma garotinha de vestido azul na segunda fila”, continuou ela. “É quando percebe que a música e o filme representam essas garotas. Que estão dando a elas a força para assumirem aquilo que são de verdade, tudo aquilo o que as torna únicas e diferentes”.

Menzel acredita que Frozen 2, que chega ao Brasil em janeiro, tem potencial para empoderar meninas, meninos e pessoas de todas as idades. O novo filme vem seis anos depois de o original quebrar recordes de bilheteria para animação, acumulando US $ 1,2 bilhão em vendas mundiais de ingressos, impulsionado por Let it go, que ganhou um Grammy e dois Oscars.

Jennifer Lee, codiretora e roteirista de ambos os filmes, disse que não esperava tamanho sucesso. Ela contou que foi uma conversa com uma desconhecida que lhe revelou o impacto. “Conheci uma mulher que estava usando um colar Let it go feito à mão, mas ela não fazia ideia de quem eu era", disse. "Ela ficou falando e eu só ouvindo. Ela abraçou o filme por si mesma. Sentiu a música falar com ela. Empoderá-la. Este é o nosso objetivo”.

Menzel espera que a história e a música possam aprofundar os temas da primeira produção, mostrando que as personagens femininas não precisam de uma cara-metade masculina para resgatá-las do sofrimento. "Acho que as pessoas vão aprender muito com Elsa, que sempre supera seu medo de dar o próximo passo e arriscar".

SIGNIFICADOS 
Em Frozen 2, Elsa finalmente assume seus poderes, mas se vê assombrada por uma voz perturbadora que ninguém mais consegue ouvir. Ela acaba embarcando numa jornada perigosa em busca de respostas com sua irmã, Anna, interpretada por Kristen Bell. Também se juntam a elas o namorado de Anna, Kristoff (Jonathan Groff), a rena Sven e o boneco de neve Olaf, dublado por Josh Gad. O codiretor Chris Buck disse que a sequência tem momentos "divertidos e bem-humorados", mas que a história também se aprofunda nas emoções de Elsa e Anna. Ele observa que as personagens principais estão tentando encontrar significado na vida.

MAIS SOBRE CINEMA