Pré-indicada ao Oscar, animação brasileira 'Tito e os pássaros' será exibida em BH neste sábado (8)

Sessão integra a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia). No domingo (9), o animador Gabriel Britar realiza masterclass sobre o longa

por Walter Felix 08/12/2018 07:00

Europa Filmes/Divulgação
'Tito e os pássaros' chega oficialmente às salas brasileiras em 2019 (foto: Europa Filmes/Divulgação)
Em cartaz em BH, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia) exibe neste sábado (8) o filme Tito e os pássaros, que tem feito carreira de sucesso em festivais internacionais. A história, sobre um menino que busca cura para a epidemia de medo que assola o mundo, é uma das 25 animações pré-indicadas ao Oscar. No domingo (9), o animador Gabriel Britar realiza masterclass sobre o longa, dirigido por ele em parceria com Gustavo Steinberg e André Catoto.

“Muito do sucesso que o filme vem alcançado é por conta da estética diferenciada. Há muita gente dizendo que o filme tem cara própria, não é uma animação normal”, avalia Bitar. A temática, segundo o animador, tem gerado identificação por todos os países por onde passa. “É uma história sobre o medo, sentimento que está em pauta em todo o mundo, mas principalmente no Brasil, após uma eleição tão conturbada que nos deixou rodeados por fake news.”

Apesar de oportuna, a premissa foi criada há quase uma década e partiu de Gustavo Steinberg. Bitar ressalta a importância de eventos e festivais de animação para encontros entre profissionais do ramo. Não fosse o Festival do Minuto, produzido por Steinberg, Tito e os pássaros não existiria. Foi em uma edição do evento, há nove anos, que a parceria entre o trio de diretores teve início.

Em premiações no exterior, Tito e os pássaros tem conquistado tanto a crítica quanto o júri infantil. “Há várias camadas de leitura. Crianças vão captar algumas coisas, adultos, outras, mas é um filme basicamente infantil. É uma aventura na linha de Os Goonies (filme live-action de 1985, dirigido por Richard Donner), em que tudo acontece muito rápido. Não queríamos fazer um filme assustador, então sequer damos tempo para que as crianças sintam medo”, aponta Bitar.

 

Assista ao trailer:

 

EXPRESSIONISMO Na masterclass, Bitar aborda a direção de arte e composição gráfica do filme, etapas pelas quais foi responsável. “Buscamos inspiração nos movimentos expressionistas, principalmente no primeiro grupo, de artistas alemães do começo do século 20, ainda no pré-guerra. Vou exibir o material de pesquisa e mostrar onde foi usada cada referência e como elas surgem na linguagem gráfica do filme”, explica o diretor.


Bitar também fará uma decupagem técnica de seu filme, elencando as funções de cada diretor e com análise também da trilha sonora, assinada por Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. A dupla também compôs a música de O menino e o mundo, de Alê Abreu, produção que disputou a estatueta mais disputada do cinema, em 2016.


Na composição gráfica, a equipe de Tito e os pássaros acrescentou novas camadas à animação, até então totalmente digital. Especialmente para o filme, Bitar desenvolveu uma técnica que consistia na utilização de tinta óleo sobre vidro para a finalização de cada frame. “As animações lá de fora tem tanta estrutura. Por aqui, os profissionais brasileiros têm que dar seu jeito, conseguir se virar, e acabamos chegando nesses ineditismos.”


Os filmes que integram a Mumia ficam em cartaz até 23 de dezembro. A programação, que inclui ainda oficinas e demais atividades, está disponível no site mostramumia.blogspot.com.

TITO E OS PÁSSAROS
Exibição do filme no sábado (8), às 16h, no Sesc Palladium. Masterclass com Gabriel Bitar no domingo (9), também às 16h, no Sesc Palladium. Av. Augusto de Lima, 420, Centro, (31) 3270-8100. Entrada franca, sem necessidade de inscrição.

MAIS SOBRE CINEMA