Netflix sai do Festival de Cannes após nova regra

Organizadores da premiação determinaram a exclusão de todos os filmes não exibidos nos cinemas franceses

por AFP 12/04/2018 12:34

Ryan Anson/AFP
Participação de 'Okja', da Netflix, na competição do ano passado gerou polêmica (foto: Ryan Anson/AFP)
Uma nova regra do Festival de Cannes excluiu a Netflix da edição deste ano, informou Ted Sarandos, diretor de conteúdo da empresa americana. O evento, que nesta quinta-feira (12/4) anunciou sua seleção, determinou a exclusão de todos os filmes não exibidos nos cinemas franceses.

"Queremos que nossos filmes estejam em pé de igualdade com os demais. Se existe o risco de nossos filmes e cineastas receberem um tratamento desrespeitoso no festival (...) acredito que é melhor não estarmos lá", afirmou Sarandoros. No ano passado, a Netflix optou por não distribuir para os cinemas seu filme Okja, que competiu em Cannes, para não retardar a exibição entre seus assinantes. Também concorreu no festival com The meyerowitz stories, de Noah Baumbach.

A lei francesa determina que após a estreia nos cinemas, um filme deve aguardar quatro meses para ser lançado em DVD ou no sistema sob demanda. Depois de 10 meses, pode ser exibido na TV aberta e só após 36 meses em qualquer serviço de streaming.

 

Quando se soube que Okja não estrearia nos cinemas houve uma grande polêmica em torno desse fato e da hipótese de a Netflix prejudicar o mercado de salas de exibição com sua atuação cada vez mais agressiva na produção cinematográfica _distribuída diretamente em sua plataforma. O presidente do júri do Festival de Cannes no ano passado, o espanhol Pedro Almodóvar, deixou claro que não apoia a ideia de filmes não serem lançados no cinema. Okja saiu sem prêmios do festival. 

 

A Netflix não descarta exibir seus filmes nos cinemas franceses, mas se nega a esperar três anos para tê-los em sua plataforma. "Esperamos que eles (Cannes) mudem as regras. Esperamos que eles modernizem. Mas continuaremos a apoiar todos os filmes e cineastas. Encorajamos Cannes a se juntar novamente à comunidade cinematográfica mundial, eles são bem-vindos", disse Sarandos, em entrevista à revista norte-americana Variety.

MAIS SOBRE CINEMA