'Três anúncios' desbanca favoritismo de 'A forma da água' em premiação da Bafta

Academia britânica concedeu cinco importantes prêmios para o filme de Martin McDonagh, que desbancou o favoritismo do longa de Guillermo del Toro

por Estado de Minas 20/02/2018 08:20
Fox Films/Divulgação
(foto: Fox Films/Divulgação)

Duas semanas antes de serem conhecidos os vencedores do Oscar, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta) anunciou os premiados em cerimônia realizada no Royal Albert Hall, em Londres, em clima marcado pelas recentes revelações de abusos sexuais na indústria. O grande vencedor foi Três anúncios para um crime, do britânico Martin McDonagh, que faturou cinco prêmios da academia: melhor filme, melhor roteiro original, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor filme britânico. Indicado em 12 categorias, A forma da água, o mexicano relata uma improvável história de amor entre uma faxineira de um laboratório secreto dos EUA durante a Guerra Fria e uma criatura mantida em cativeiro ali. O trabalho levou três prêmios: melhor diretor para o mexicano Guillermo del Toro, melhor trilha sonora original para Alexandre Desplat e melhor design de produção.

A cerimônia foi apresentada pela atriz Joanna Lumley, a Patsy Stone de Absolutely fabulous. A atriz ganhou dois prêmios Bafta durante sua carreira e saltou para a fama por seu papel na série de TV The new avengers (Os novos vingadores, em tradução literal). Várias estrelas se vestiram de preto em protesto contra os escândalos que envolvem grandes nomes do cinema, entre eles o produtor americano Harvey Weinstein. Angelina Jolie, Jennifer Lawrence e Kristin Scott Thomas foram algumas das atrizes que vestiram preto. A academia britânica foi alvo de muitas críticas por ter indicado exclusivamente homens ou filmes dirigidos por homens nas categorias de maior prestígio: melhor filme, melhor filme britânico e melhor diretor.

O drama Três anúncios para um crime conta a história de uma mãe (Frances McDormand), que clama por justiça após a morte da filha, superou o favorito A forma da água e outros concorrentes na categoria: Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino, O destino de uma nação, de Joe Wright, e Dunkirk, de Christopher Nolan. A produção rendeu o prêmio de melhor atriz para a americana Frances McDormand, já contemplada em janeiro pela imprensa estrangeira de Hollywood com o Globo de Ouro de melhor interpretação feminina pelo mesmo papel. McDormand superou as atrizes Annette Bening (As estrelas não morrem em Liverpool), Margot Robbie (Eu, Tonya), Sally Hawkins (A forma da água) e Saoirse Ronan (Lady Bird: a hora de voar).

O prêmio de melhor ator ficou com o britânico Gary Oldman pela interpretação de Winston Churchill em O destino de uma nação. Oldman, que também já havia sido premiado com o Globo de Ouro este ano, superou Daniel Day-Lewis (Trama fantasma), Daniel Kaluuya (Corra!), Jamie Bell (As estrelas não morrem em Liverpool) e Timothée Chalamet (Me chame pelo seu nome).

Entre os outros contemplados desta noite, Allison Janney (Eu, Tonya) levou o Bafta de melhor atriz coadjuvante e Daniel Kaluuya (Corra!) de melhor intérprete revelação. Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino, levou o prêmio de melhor roteiro adaptado. O filme se baseou no romance homônimo de James Ivory. A criada, do sul-coreano Park Chan-wook, levou o Bafta de melhor filme em língua estrangeira; Eu não sou seu negro, de Raoul Peck, o prêmio de melhor documentário, e Viva - A vida é uma festa, de Lee Ukrich, o de melhor filme de animação.


• Os vencedores

Veja a lista completa de ganhadores do Bafta

» Melhor filme:
Três anúncios para um crime
» Melhor filme britânico:
Três anúncios para um crime
» Melhor ator:
Gary Oldman (O destino de uma nação)
» Melhor atriz:
Frances McDormand (Três anúncios para um crime)
» Melhor ator coadjuvante:
Sam Rockwell (Três anúncios para um crime)
» Melhor atriz coadjuvante:
Allison Janney (Eu, Tonya)
» Melhor diretor:
Guillermo del Toro (A forma da água)
» Melhor roteiro original:
Martin McDonagh (Três anúncios para um crime)
» Melhor roteiro adaptado:
James Ivory (Me chame pelo seu nome)
» Intérprete revelação:
Daniel Kaluuya (Corra!)
» Melhor estreia de diretor, produtor ou roteirista britânico:
Eu não sou uma feiticeira, Rungano Nyoni (roteirista/diretor) e Emily Morgan (produtora)
» Melhor filme em língua estrangeira (não inglesa):
A criada, de Park Chan-wook (Coreia do Sul)
»  Melhor documentário:
Eu não sou seu negro, de Raoul Peck
»  Melhor filme de animação:
Viva – A vida é uma festa, de Lee Ukrich
»  Melhor trilha sonora original:
Alexandre Desplat (A forma da água)
»  Melhor cinematografia:
Roger Deakins (Blade Runner 2049)
»  Melhor edição:
Jonathan Amos, Paul Machliss (Em ritmo de fuga)
»  Melhor design de produção:
Paul Austerberry, Jeff Melvin, Shane Vieau (A forma da água)
»  Melhor figurino:
Mark Bridges (Trama fantasma)
»  Melhor cabelo e maquiagem:
David Malinowski, Ivana Primorac, Lucy Sibbick, Kazuhiro Tsuji (O destino de uma nação)
»  Som:
Alex Gibson, Richard King, Gregg Landaker, Gary A. Rizzo, Mark Weingarten (Dunkirk)
»  Efeitos visuais:
Richard R. Hoover, Paul Lambert, Gerd Nefzer, John Nelson (“Blade Runner 2049”)
»  Melhor curta-metragem de animação britânico:
Poles apart
»  Melhor curta-metragem britânico:
Cowboy Dave

MAIS SOBRE CINEMA