Netflix aposta em documentário sobre Roger Stone para emplacar indicação ao Oscar

'Get me Roger Stone', produção original do serviço de streaming, mostra a ascensão de Donald Trump à Casa Branca

por AFP 05/12/2017 08:27

Netflix/Divulgação
'Get me Roger Stone' já está em cartaz na plataforma Netflix. (foto: Netflix/Divulgação )

Há pouco mais de um ano, quando o mundo ainda tentava compreender a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, o consultor político Roger Stone estava tudo, menos surpreso.


Amigo e confidente do presidente há muitos anos, considerado um mestre da manipulação política, Stone é o foco de Get me Roger Stone, documentário pelo qual a Netflix está em campanha para tentar emplacar uma indicação ao Oscar.

''Não é apenas um cara decidido, mas também maquiavélico, quase louco, o homem que aparece em cada momento-chave da história americana recente”, disse o analista legal Jeffrey Toobin aos cineastas Daniel DiMauro, Morgan Pehme e Dylan Bank, que assinam a produção. Foram muitas horas de gravação nos bastidores da política republicana.

A tese é bem direta: a forma “obscura” de fazer política de Stone nos últimos 50 anos foi um importante fator para o suposto “pântano” que Trump prometeu drenar em sua campanha. “Ele é contra o sistema, mas também é parte do sistema. É um ser humano, mas não é muito bom”, afirmou DiMauro.

 

 

Depois de cinco anos seguindo Stone, os cineastas passaram de uma história nada sensacional sobre um “trapaceiro sujo” à “notícia mais importante do mundo, uma linha do tempo sobre a ascensão de Trump”. O documentário está disponível no Netflix.

Stone conversou com os cineastas um mês antes do triunfo eleitoral do magnata republicano. Trabalhou em várias campanhas de candidatos republicanos – a primeira delas a de Richard Nixon. Aos 19 anos, foi a pessoa mais jovem a testemunhar no caso Watergate.

O filme mostra-o também no papel de “lobista” de déspotas e violadores dos direitos humanos, como o criticado ditador congolês Mobutu Sese Seko, alegando que está orgulhoso do dinheiro que ganhou. 

 

Abaixo, confira o trailer de Get me Roger Stone

 

MAIS SOBRE CINEMA