Bingo vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar

Filme de Daniel Rezende sobre a história do palhaço Bozo já foi assistido por 188 mil pessoas

por Estado de Minas 16/09/2017 08:00

João Naves/divulgação
Vladmir Brichta está no papel principal (foto: João Naves/divulgação )
Bingo! Muita gente apostava na produção de Daniel Rezende inspirada na vida do palhaço Bozo para tentar uma vaga no Oscar. Um dia depois de Bingo: O rei das manhãs ter sido escolhido como o representante brasileiro para o Goya, principal prêmio do cinema na Espanha, ele saiu vencedor na disputa (com outros 22 longas) para tentar entrar na lista de concorrentes à estatueta de filme estrangeiro, que será anunciada no início de 2018.

A decisão foi anunciada no final da manhã de ontem, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pelo distribuidor Jorge Peregrino, que encabeçou a comissão de sete integrantes da Academia Brasileira de Cinema (ABC). Pela primeira vez, a ABC indicou o candidato brasileiro à briga pelo Oscar.

Até então, a função cabia ao Ministério da Cultura (MinC). A mudança, determinada pelo ministro Sérgio Sá Leitão, deve-se à polêmica ocorrida no ano passado, quando a escolha de Pequeno segredo, de David Schürmann, foi envolta em suspeição. Pesou sobre o MinC a acusação de atuar deliberadamente para desfavorecer Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, depois de o cineasta criticar duramente o governo Temer no Festival de Cannes.

Protagonizado por Vladimir Brichta, Bingo: O rei das manhãs, que estreou em 24 de agosto, teve até a noite de quinta-feira público estimado de 188 mil pessoas, de acordo com o Filme B, o maior portal dedicado ao mercado de cinema no Brasil. A renda estimada, até agora, é de R$ 2,87 milhões. Atualmente, o filme não é exibido em BH. Certamente, voltará ao cartaz depois da decisão de ontem.

A produção concorreu com os longas Como nossos pais, de Laís Bodanzky, Corpo elétrico, de Marcelo Caetano, O filme da minha vida, de Selton Mello, e Polícia Federal: A lei é para todos, de Marcelo Antunez, entre outros.

O último longa brasileiro a receber uma indicação ao Oscar na categoria de filme estrangeiro foi Central do Brasil (1999), de Walter Salles.

MONTAGEM Bingo é o primeiro longa-metragem dirigido por Rezende, que recebeu uma indicação ao Oscar, em 2002, na categoria melhor montagem, por Cidade de Deus.

Agora, tem início nova batalha. Bingo vai concorrer com produções do mundo inteiro para conseguir uma das cinco vagas na categoria. A lista dos concorrentes ao Oscar será anunciada em 23 de janeiro. A entrega do prêmio está marcada para 4 de março, em Los Angeles.


OUTROS CANDIDATOS


» Alemanha – In the fade, de Fatih Akin
» Áustria – Happy end, de Michael Haneke
» Bulgária – Glory, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov
» Chile – Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio (em cartaz nos cines Belas Artes e Ponteio)
» Hungria – On body and soul, de Ildiko Enyedi
» Japão – Her love boils bathwater, de Ryota Nakano
» Kosovo – Unwanted, de Edon Rizvanolli
» México – Tempestad, de Tatiana Huezo
» Noruega – Thelma, de Joachim Trier
» República Tcheca – Ice mother, de Bohdan Sláma
» Suécia – The square, de Ruben Ostlund
» Vietnã – Father and son, de Luong Dinh Dung

MAIS SOBRE CINEMA