Fernando Meirelles dirigirá filme sobre o papa para a Netflix

Produção que será filmada na Argentina a partir de novembro deve mostrar relação entre Francisco e Bento 16, seu antecessor, que renunciou ao papado em 2013

Estado de Minas 10/09/2017 16:59
Reuters
O ator Jonathan Pryce interpretará o papa Francisco (foto: Reuters)

 

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus) vai dirigir para a Netflix um filme sobre a relação entre os papas Francisco e Bento 16. Jonathan Pryce fará o papel de Francisco, e Anthony Hopkins, o de Bento. As filmagens começarão em novembro, na Argentina.

 

Meirelles terá ao seu lado o diretor de fotografia César Charlone, parceiro de diversos trabalhos, como Cidade de Deus e Blindness. Nascido no Uruguai, Charlone dirigiu o longa O banheiro do papa, em torno da visita de João Paulo 2º à América do Sul em 1988.

 

O roteiro da produção da Netfix, cujo título ainda não foi divulgado, é de Anthony McCarten. A diferença de estilos entre os dois papas no comando do Vaticano, de objetivos e de visões sobre a fé e os movimentos necessários à Igreja Católica para manter sua influência no mundo devem ser parte da trama.

 

Num gesto que causou surpresa e assombro, Bento 16 renunciou ao papado em fevereiro de 2013, dizendo não ter mais condições de exercê-lo. No mês seguinte, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito sucessor de Bento 16. 

 

Em sua conta no Twitter, Fernando Meirelles postou neste domingo, 10, reportagem da revista americana Variety sobre o tema.

 

MAIS SOBRE CINEMA