Filme de Vicente Carelli abre o Forumdoc 2016 nesta quinta-feira, 17

'Martírio' abre o festival, que exibirá dezenas de produções no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, Cine 104 e no câmpus da UFMG

por Redação EM Cultura 17/11/2016 09:13

V. Carelli/Divulgação
Diretor vem a BH conversar com o público. (foto: V. Carelli/Divulgação)

Começa hoje o Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia e Cinema Forumdoc 2016, que exibirá dezenas de produções no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, Cine 104 e no câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais.

Realizado desde 1997, o evento se destacou por discutir, por meio do cinema, modelos de desenvolvimento, questões relativas à destruição do meio ambiente e à exclusão social. A abertura será às 19h desta quinta-feira, 17, no Cine Humberto Mauro, com exibição de Martírio, dirigido por Vicente Carelli, codirigido por Ernesto de Carvalho e Tita. O cineasta tem mostrado a luta dos índios brasileiros para manter sua cultura diante das transformações do país.

 

Martírio faz parte da trilogia iniciada por Corumbiara, lançado em 2009. O próximo projeto de Carelli será Adeus, capitão. O diretor vem a BH conversar com o público. Lideranças guarani e kaiowa também participarão da abertura do Forumdoc.

 


Indigenista, Vincent Carelli criou o projeto Vídeo nas Aldeias em 1987, que põe o cinema a serviço de projetos políticos e culturais dos índios. Ele ganhou vários prêmios, entre eles o do Festival de Gramado, com Corumbiara, e o Prêmio Unesco.

Nesta sexta-feira, 18, às 15h, será exibido o filme iraniano I dance with God, de Hooshang Mirzaee. Às 17h, haverá sessão comentada de L’ordre, de Jean Daniel Pollet. Às 19h, o público poderá conferir A destruição de Bernardet, de Claudia Priscilla e Pedro Marques, com a presença dos diretores e do crítico Jean-Claude Bernardet. Às  21h, na Mostra Queer e a câmera, estará em cartaz Paris is burning, de Jennie Livingston. Programação completa no link

MAIS SOBRE CINEMA