Regina Casé comemora seleção de 'Que horas ela volta?' para indicação ao Oscar

Atriz foi premiada em Sundance e Berlim pelo desempenho de protagonista do longa de Anna Muylaert

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Globo Filmes/Divulgação
Regina citou a própria personagem: ''Como diz a Val, show de bola! Agora é bola pra frente'' (foto: Globo Filmes/Divulgação)
Regina Casé comemorou a seleção do filme 'Que horas ela volta?', do qual é protagonista, para a disputa por uma indicação no Oscar. Após o anúncio da escolha nesta quinta-feira, 10, a atriz usou o Instagram para divulgar sua mensagem de apoio ao longa de Anna Muylaert. "Foi dada a largada! 'Que horas ela volta?' acaba de ser indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro! Como diz a Val, show de bola! Agora é bola pra frente", escreveu, referindo-se à personagem Val, papel que lhe coube na produção.

 

Confira salas e horários de exibição para 'Que horas ela volta?'

 

O papel da babá que se reencontra com a filha adolescente após 13 anos rendeu a Regina Casé o prêmio especial do júri de atuação no Festival de Sundance, maior evento de cinema independente dos Estados Unidos. A veterana dividiu o troféu com Camila Márdila, que interpreta a filha de Val no mesmo longa. 'Que horas ela volta?' ainda foi premiado no Festival de Berlim — em duas categorias da mostra Panorama —, eleito melhor filme no World Cinema Amsterdam e apontado como melhor roteiro no Festival Internacional de Cinema de RiverRun.

 

Antes de Val, Regina já havia conquistado prêmios importantes na pele de Darlene, mulher que se divide entre dois maridos no longa 'Eu, tu, eles' (2001). Também selecionado para representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar, o longa de Andrucha Waddington não chegou a ser indicado, mas rendeu a Casé os prêmios de melhor atriz no Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia, no Festival de Lima, Peru, e no Festival de Havana, em Cuba.

 

Confira trailer de 'Que horas ela volta?'

 

 

O escolhido

Que horas ela volta?' conta a história da pernambucana Val (Regina Casé), que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões.

 

Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) pede para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente pela casa, a situação se complica.
 
Seleção

Concorriam à vaga brasileira para a disputa outros sete filmes: 'A história da eternidade' de Camilo Cavalcante; 'Alguém qualquer', de Tristan Aronovich; 'Campo de jogo', de Eryc Rocha; 'Casa grande', de Fellipe Barbosa; 'Entrando numa roubada', de André Moraes; 'Estrada 47', de Vicente Ferraz; e 'Estranhos', de Paulo Alcântara.

A escolha do representante brasileiro foi feita por uma comissão avaliadora do Ministério da Cultura, formada pelo coordenador da Secretaria do Audiovisual do MinC Lula Oliveira, que representou o secretário do Audiovisual; o cenógrafo e produtor Marcos Flaksman; o crítico de cinema Rodrigo Fonseca; e o diretor Daniel Rodrigues.

 

Também fazem parte da banca avaliadora o chefe da Assessoria Internacional da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Eduardo Novelli Valente; o chefe do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza; e a sócia-membro da Academia Brasileira de Cinema Silvia Rabello.

Nas últimas edições, os filmes indicados ao prêmio foram 'Hoje eu quero voltar sozinho', de Daniel Ribeiro (2015); 'O som ao redor', de Kleber Mendonça Filho (2014); 'O palhaço', de Selton Mello (2013); 'Tropa de elite 2: O inimigo agora é outro', de José Padilha (2012); 'Lula, o filho do Brasil', de Fábio Barreto (2011); 'Salve geral', de Sérgio Rezende (2010).
 

MAIS SOBRE CINEMA