Marco do cinema noir, 'Chinatown' volta a cartaz em BH 40 anos após lançamento

Vencedor do Oscar de Roteiro original, filme de Roman Polanski alcançou status cult

por Fernanda Machado Agência Estado 19/09/2014 20:25

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Paramount Pictures/Divulgação
Jack Nicholson e Faye Dunaway estrelam trama, que teve trechos reescritos no set pelo cineasta (foto: Paramount Pictures/Divulgação)
Robert Towne ganhou o Oscar de roteiro original de 1974 por 'Chinatown', mas Roman Polanski diz que nunca ficou muito contente com o trabalho do escritor e reescreveu muitas cenas no set, com os próprios atores. Ele poderia ter dividido o crédito com o roteirista, mas Towne subiu ao pódio sozinho. Pode ser que a checagem do roteiro com o filme evidencie as diferenças, mas 'Chinatown', além de muito bem escrito, é um modelo do chamado cinema noir.

 

Veja horários e salas de exibição para 'Chinatown'

 

Os críticos discutem — gênero? Estilo? Movimento? São questões que voltam com 'Chinatown'. A obra-prima noir de Polanski é o programa da vez dos clássicos restaurados da rede Cinemark nesta semana. Terá sessões sábado, 20, domingo, 21, e, depois, na quarta-feira, 24.

Há toda uma geração, mesmo de cinéfilos, que só conhece 'Chinatown' da TV e do home entertainment. É o tipo do filme que você precisa ver no cinema. Embora preferencialmente associado a histórias sórdidas, de origem policial - homens enganados por mulheres, homens e mulheres enganados por aparências, na selva das cidades -, o noir impregna o western, o filme de guerra e há até o caso da coreografia inspirada em Mickey Spillane num grande musical de Vincente Minnelli, 'Band wagon' ('A roda da fortuna'), de 1953.

 

De certo, o cinema noir possui uma atmosfera, um clima e ambos são definidos por uma cenografia carregada e por contrastes de luz e sombra. O noir, afinal de contas, busca iluminar/revelar os aspectos mais sombrios da natureza humana. Não são histórias edificantes, pelo contrário. E na contracorrente do minimalismo, o noir, garantem os especialistas Alain Silver e James Ursini, toma mais por menos. More for less.

A história de 'Chinatown' mostra Jack Nicholson como o detetive JJ Gittes, contratado para encontrar um marido que desapareceu. Parece coisa fácil, mas daqui a pouco Gittes está enredado até o pescoço, com a cabeça a prêmio. Ele descobre uma conspiração envolvendo as fontes de água na cidade de Los Angeles, nos anos 1930.

 

Com a água, virá o boom imobiliário e o italiano Francesco Rosi já fez um filme clássico sobre como a especulação capitalista define a urbe e o jogo de poder — Le Mani sulla Città, no começo dos 60. Mais até que o desejo por poder e dinheiro, o desejo sexual é o móvel do crime. 'Chinatown' aborda o tabu do incesto. Noah Cross, interpretado por John Huston - a quem se deve o clássico noir 'Relíquia macabra' ('The Maltese Falcon'), de 1941 —, é um personagem monstruoso e a extensão do mal que ele representa só fica clara no desfecho.

 

Confira o trailer de 'Chinatown':

 

 

Esse desfecho vai assombrar JJ Gittes e o próprio ator Nicholson levando-o a fazer, anos mais tarde, Os Dois Jakes, que prossegue não com a história de 'Chinatown', mas com a do personagem. Mesmo sendo emblemático como detetive particular, Gittes, que se envolve com a filha de Noah Cross — e mulher do homem que desapareceu —, não é cínico como os detetives de Humphrey Bogart, Sam Spade e Phillip Marlowe. Daí o fato de ele ser atropelado pela revelação final de 'Chinatown', o filme, que, a propósito, ocorre em Chinatown, o distrito chinês de L.A.

 

Os críticos falam muito com a produção maniqueísta de Hollywood banaliza a noção do mal por meio de indindáveis tramas de mocinhos e bandidos. O mal na natureza humana sempre motivou Roman Polanski - em 'A faca na  água', 'Repulsa ao sexo' e 'O bebê de Rosemary', para lembrar três de seus clássicos nos anos 1960. E 'Chinatown', de 1974, e O pianista', de 2002, pelo qual ganhou seu Oscar de direção.

Quase como uma piada, muita gente diz que o noir nasceu como parte do esforço de guerra, quando Hollywood acolheu muitos artistas (diretores e fotógrafos) fugitivos do nazismo. Boa parte, senão todos, havia sido marcada pelo expressionismo alemão e isso, somado à decisão do poderoso Jack Warner de cortar os excessivos custos de seu estúdio com energia - é a piada, talvez real, porque o país estava mesmo em crise -, teria levado (levou?) a esses filmes escuros, sombrios.

 

John Huston, filho do ator Walter Huston, tomou gosto pela representação e fez muitos filmes como ator nas últimas décadas de sua vida (morreu em 1987, aos 81 anos). Mas nenhum papel é mais impressionante que o de Noah Cross. Jack Nicholson é maravilhoso mas quem domina o filme é Faye Dunaway. Ela ganhou o Oscar — por 'Rede de intrigas' ('Network'), de Sidney Lumet, em 1976 —, mas deve seu mito a dois papeis carregados de erotismo e intensidade em grandes filmes de Arthur Penn ('Bonnie and Clyde' ('Uma rajada de balas', de 1967) e justamente Polanski ('Chinatown'). Em ambos, a música e o figurino são essenciais na recriação da época. E Faye é sempre muito estilosa e elegante, você vai ver.

MAIS SOBRE CINEMA