'Hoje eu quero voltar sozinho' pode concorrer ao Oscar; relembre filmes brasileiros que já foram indicados

'Cidade de Deus' e 'Central do Brasil' são os recordistas de indicações; 'o franco-brasileiro 'Orfeu Negro' foi o único a levar a estatueta; saiba quais foram os outros

por Fernanda Machado 18/09/2014 16:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução / Divulgação
(foto: Reprodução / Divulgação)
Foi anunciado pelo Ministério da Cultura, nesta quinta-feira, 18, que o filme 'Hoje eu quero voltar sozinho' representará o Brasil na seleção dos indicados para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015. Caso seja escolhido pela academia norte-americana para disputar o prêmio máximo do cinema hollywoodiano,em fevereiro, o longa dirigido por Daniel Ribeiro conseguirá uma façanha que poucas produções brasileiras conseguiram até hoje.

'Orfeu negro', gravado em português e com trilha sonora de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, levou o prêmio de melhor filme de língua estrangeira em 1960. No entanto a academia considerou o filme como francês, por conta da nacionalidade do diretor Marcel Camus. Além deles, apenas quatro filmes nacionais chegaram a ser indicados na categoria Melhor Filme Estrangeiro, mas nenhum deles venceu.

 

Veja quais foram:

'O pagador de promessas' (1963), de Anselmo Duarte



'O quatrilho' (1994), de Fábio Barreto


'O que é isso, companheiro?'(1998), de Bruno Barreto


'Central do Brasil' (1999), de Walter Salles


A atuação de Fernanda Montenegro em 'Central do Brasil' também rendeu ao filme outra indicação, sendo a única brasileira a concorrer na categoria Melhor Atriz. No entanto, o recordista do Brasil em Hollywood é 'Cidade de Deus' (2002), de Fernando Meirelles. Apesar de não ter concorrido por melhor filme estrangeiro, recebeu quatro indicações, nas categorias Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado.


O filme 'Uma história de futebol', de Paulo Machline, também foi indicado, em 2001, na categoria Melhor Curta Metragem em Live Action.

Parcerias com outros países
O Brasil também já esteve presente no tapete vermelho de Hollywood graças a produções em parceria com outros países. O brasileiro-estadunidense 'O beijo da mulher aranha' (1985), de Hector Babenco, concorreu sem sucesso nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e levou a estatueta de Melhor Ator, graças à atuação de William Hurt.

'Diários de motocicleta' (2004), produção que envolveu diversos países, teve direção do brasileiro Walter Salles e levou o Oscar de Melhor Canção Original, além de ser indicado para Melhor Roteiro Adaptado. A trilha sonora de 'Rio' (2012), feita por Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, também foi indicada à estatueta. A animação norte-americana também contava com a direção brasileira de Carlos Saldanha, assim como 'Gone Nutty', que concorreu em Melhor Curta de Animação em 2003. Em 2010, o anglo-brasileiro 'Lixo extraordinário' foi um dos indicados em Melhor Documentário.

O anúncio dos indicados ao Oscar de 2015 será feito em janeiro. Para estar entre eles, 'Hoje eu quero voltar sozinho' terá que superar filmes de todo o mundo.

MAIS SOBRE CINEMA