Cena de 'Gravidade' ganha continuação em curta-metragem do filho de Alfonso Cuarón

'Aningaaq' mostra o outro lado do diálogo entre personagem de Sandra Bullock e esquimó através de rádio amador

por Bossuet Alvim 21/11/2013 14:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Warner Bros. Pictures/Divulgação/Reprodução
Filho do autor de 'Gravidade', Jonás Cuarón dirigiu o curta-metragem e ajudou a escrever o longa (foto: Warner Bros. Pictures/Divulgação/Reprodução)
Já apontado com um dos favoritos ao Oscar em 2014, 'Gravidade', de Alfonso Cuarón, ganhou uma extensão em curta-metragem que mostra o contato entre a personagem de Sandra Bullock e o pescador que intercepta seu pedido de ajuda. 'Aningaaq', que leva o mesmo nome do protagonista, mostra o momento em que o esquimó recebe e tenta decifrar a transmissão da Nasa em seu rádio amador, nos confins da Groenlândia. O curta é assinado pelo mexicano Jonás Cuarón, filho do diretor que deve estar entre os indicados à estatueta da Academia no ano que vem.

 

'Gravidade' tem a maior parte de seus 90 minutos ocupada por monólogos da protagonista, que encara sozinha a jornada por sobrevivência após escapar de um desastre espacial. Perdida no espaço, a Dra. Ryan Stone só consegue interagir — além das aparições do astronauta Matt Kowalski, interpretado por George Clooney — com uma voz misteriosa pelo sistema de rádio, que ela deduz partir da estação espacial chinesa. O curta de Jonás apresenta o mesmo diálogo sob a perspectiva do interlocutor de Stone.

 

Com as falas de Aningaaq legendadas em inglês, é possível entender que o pescador tem pela frente o desafio de sacrificar uma cadela doente, situação que soa para ele quase tão deprimente quanto os confrontos existenciais da astronauta perdida em órbita.  "Eu não consigo desistir dela", diz o esquimó sobre seu animal de estimação, ao mesmo tempo em que a Dra. Stone tenta não perder as esperanças de voltar à Terra.

 

Após compreender que não vai conseguir ajuda pela transmissão, a protagonista de 'Gravidade' se rende aos sons familiares que cercam Aningaaq. Os latidos dos cães ao redor do pescador e o choro de um bebê acalentado pelo pescador, que no longa preenchem o vazio da solidão enfrentada por Stone, são revelados nas imagens de Jonás através do trabalho impecável de Alexis Zabé, diretor de fotografia mexicano consagrado por 'Luz silenciosa' (2007).

 

Assista 'Aningaaq', o curta-metragem de Jonás Cuarón:

 



MAIS SOBRE CINEMA