PM ameaça recolher tropa em caso de manifestação política de blocos de carnaval

Caso foi registrado no bloco Tchanzinho Zona Norte, nessa sexta-feira (1). Corporação classifica ação como "cirúrgica"

por Pedro Lovisi* 02/03/2019 08:06
Túlio Santos/D.A Press
(foto: Túlio Santos/D.A Press)
O Carnaval de Belo Horizonte já tem a primeira polêmica. Na noite dessa sexta-feira, enquanto o bloco Tchanzinho Zona Norte preparava o cortejo, um capitão da Polícia Militar ameaçou recolher a tropa em caso de manifestações políticas contra o presidente da república, Jair Bolsonaro. A polêmica ocorreu na Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara, Região da Pampulha.

A denúncia é da produtora do bloco, Laila Heringer. Segundo ela, alguns foliões e representantes do bloco começaram a cantar músicas contra o  capitão da reserva.

“O Tchanzinho respeita as minorias, que na verdade são a maioria. Somos um bloco que respeita a democracia. Todo mundo é bem-vindo, mas, se por acaso, não concordar, vai se incomodar porque vamos falar o bloco inteiro: Bolsonaro é o caralh*. Por fim, o vocalista do bloco gritou  “Lula livre”.

Nesse momento, o capitão da Polícia Militar, Capitão Sodré, teria ameaçado recolher a tropa de policiais caso a manifestação política continuasse.

Em contato com o Estado de Minas, o porta-voz da corporação, Major Flávio Santiago, defendeu a ação do policial. Segundo ele, trata-se de uma ação preventiva contra confusões de grandes proporções. 

“A ação foi cirúrgica. Manifestação política vai ocorrer com fantasias e camisetas, mas se isso for incentivado pelos blocos, você pode incentivar uma briga generalizada e o bloco perder o controle da situação.” 

O major ainda destacou que o assunto já tinha sido discutido entre os responsáveis pelo carnaval da capital mineira e o representantes de blocos. “Quando se tem uma manifestação programada, uma estrutura é montada. No carnaval, você não tem pessoas que pensam iguais politicamente e isso pode gerar brigas”, finalizou.

*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen


MAIS SOBRE CARNAVAL