Chuva apanha blocos na tarde deste domingo; nove cancelaram desfiles

Foliões saíram às ruas no início da tarde, durante uma 'trégua', mas foram surpreendidos pela chuva forte

por Juliana Cipriani 17/02/2019 16:42
Marcos Vieira/EM/DA Press
(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)


Os foliões aproveitaram as poucas horas de trégua da chuva na tarde deste domingo e voltaram às ruas para pular carnaval, no entanto, acabaram surpreendidos pela precipitação intensa, e os desfiles migraram das ruas para as marquises de prédios da capital.

“Viria mais gente, mas resistência é isso. Está caindo um toró neste momento e a bateria está de pé”, disse a regente e produtora do Bloco Bruta Flor, Luísa de Paula, encharcada na Avenida do Contorno. O grupo, formado por feministas, continua com a campanha contra o assédio no carnaval, reafirmando no corpo das meninas que “não é não”.

Este ano, o Bruta estreou com parcerias com outros blocos. Além do Tapa de Mina, foram convidados este ano os grupos “A pandeirista”, que ensina mulheres a tocar pandeiro, e a Truck do desejo, de bissexuais e lésbicas. O Mães pela diversidade, que atua no empoderamento de quem tem filhos LGBT, também está apoiando o Bruta. “É uma ampliação de pauta para a gente também, estamos pegando as questões do feminino como um todo e ampliando as discussões”, disse.

Por volta de 12h30, o Grande Bloco do Encontro começou o desfile na Rua Gama Cerqueira, no Bairro Jardim América, na Região Oeste. Na Região Leste, o bloco Pega no Piston se concentrou na esquina da rua Silva Ortiz com Avenida Assis Chateaubriand, na Floresta. 

Marcos Vieira/EM/DA Press
(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)


Brókio do Xai Xai, com a Bartucada de Diamantina, também já está nas ruas. Partindo da rua Sergipe com Avenida Brasil, os instrumentistas animam os foliões com marchinhas tradicionais de carnaval, como O teu cabelo não nega, Mamãe eu quero e Se a canoa não virar, ao ritmo de escolas de samba.

A chuva apanhou o Xai Xai na Avenida Carandaí. Em minutos a rua de esvaziou e os passeios debaixo de toldos e marquises lotaram. Os ambulantes inflacionaram as capas de chuva, que saltaram de R$ 5 para R$ 20.
Marcos Vieira/EM/DA Press
(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

O bloco da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) também está nas ruas neste domingo. Por onde o carnaval passa, os lixeiros vão atrás com vassouras e sacos para recolher a sujeira deixada pelos foliões. Na avenida do Contorno com a Andradas, dezenas de foliões que acompanhavam o bloco feminista Bruta Flor também tentam se esconder da chuva.

Antes mesmo de os blocos saírem, a previsão de chuva atrapalhou a programação dos carnavalescos de Belo Horizonte. Dos 19 blocos que estavam previstos para este domingo, nove cancelaram os desfiles: Assunta, Da nada pra nós, BarimBar, Carnazaré, Alberto Cintra, Vacas Loucas, Bloco AfrOdum, Filhas de Clara e Bloco do Prazer. A previsão é de pancadas de chuva até terça-feira (19).





MAIS SOBRE CARNAVAL