Bloco Chama o Síndico desfilará na Pampulha em 2019

Além de novo local, o dia do desfile também será novidade neste ano

por Estado de Minas 15/02/2019 12:42

Marcos Vieira / EM
Nos últimos anos, o Chama o Síndico foi seguido por dezenas de milhares de foliões na Afonso Pena (foto: Marcos Vieira / EM)
Um dos blocos mais populares do atual carnaval de Belo Horizonte, o bloco Chama o Síndico vai desfilar por uma nova região em 2019. Neste ano, a Avenida Abrahão Caram, na Pampulha, será a "passarela" para os foliões pularem carnaval ao som de Tim Maia e Jorgen Ben Jor.

 

Tradicionalmente, o bloco desfilava pelo Centro de BH, geralmente incluindo a Avenida Afonso Pena no percurso. Outra novidade é a data do desfile. Nos últimos anos, acontecia na quarta-feira anterior ao carnaval, à noite. Em 2019, o evento será no domingo de carnaval (3/3), durante o dia.

 

A produtora do bloco, Renata Chamilet, explicou ao Estado de Minas que a mudança é resultado de um conjunto de fatores. "No começo do bloco, em 2012, os músicos do nosso naipe de metais trabalhavam no interior durante os dias do carnaval, por isso o desfile era na quarta anterior. Com o crescimento do carnaval de BH, já é possível contar com eles aqui e sair durante o feriado era um desejo antigo nosso", explica.

 

Segundo ela, a preocupação com a mobilidade dos foliões também foi determinante, já que nos últimos anos o desfile acaba tarde da noite e muita gente precisava voltar para casa de madrugada, em um dia de semana. Por último, o projeto de inclusão social Sindicato Inclusivo, que contempla pessoas com deficiências no desfile, também é facilitado no domingo durante o dia.

 

"Queremos somar, buscamos um lugar amplo, de bom acesso e também é sempre bom descentralizar", acrescenta Renata. O Chama o Síndico publica informações relacionadas ao bloco na página oficial no Facebook.

 

Veja aqui o mapa completo de todos os desfiles de bloco deste ano em BH

MAIS SOBRE CARNAVAL