Bombeiros liberam passagem do bloco Tico Tico Serra Copo pelo túnel da Lagoinha

Os bombeiros informaram que o trajeto será mantido com algumas alterações para viabilizar o desfile

por Silvia Pires 09/02/2018 16:30
Foto tirada em 2016, nas margens do Córrego do Onça (foto: Priscila Musa/Divulgação)
(foto: Foto tirada em 2016, nas margens do Córrego do Onça (foto: Priscila Musa/Divulgação))

O Corpo de Bombeiros autorizou a passagem do cortejo do Tico Tico Serra Copo, um dos blocos pioneiros da retomada do carnaval em Belo Horizonte, pelo túnel que liga a Avenida Cristiano Machado ao Complexo da Lagoinha, na Região Noroeste da capital. Na última quinta-feira, o trajeto havia sido vetado pela corporação, que considerou a permanência dos foliões dentro do túnel perigosa.

Segundo os bombeiros, inicialmente o grupo pretendia parar no túnel com o intuito de convidar os foliões a experienciar o ambiente sem carros, como explicaram os organizadores do bloco à corporação. Agora, o cortejo poderá apenas atravessar o túnel, sem o momento de pausa. A corporação informou ainda que durante a travessia dos foliões o trânsito será interrompido na região.

Tradicionalmente, marcado para acontecer aos domingos, o desfile do Tico Tico Serra Copo busca oferecer experiências inusitadas de exploração do espaço urbano. Em 2016, o bloco reuniu os foliões para comemorar na beira do córrego do Onça. Na quarta-feira, os organizadores do bloco encaminharam uma carta ao Corpo de Bombeiros, protocolando uma contestação ao veto do trajeto escolhido. A expectativa é que o bloco reúna cerca 2 mil pessoas.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que após uma reunião com a Belotur e os representantes dos cortejos foi liberado o alvará de todos os blocos foi autorizado. A liberação ocorreu após atualização e reanálise dos projetos que ainda possuíam adequações a serem realizadas visando a segurança dos foliões.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie

MAIS SOBRE CARNAVAL