PBH intensifica os trabalhos para concluir os percursos dos blocos no Carnaval

Segundo o presidente da Belotur, Aluizer Malab, aproximadamente 100 trajetos de blocos ainda estão sendo analisados. Ele ressaltou que os trabalhos seguem dentro do prazo previsto

Sidney Lopes/EM/DA Press
(foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)
Os últimos retoques estão sendo feitos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para colocar em ordem os desfiles dos 480 blocos que vão sair pelas ruas da capital mineira. Ainda há muito trabalho para fazer. Até quarta-feira, a apresentação de 330 agremiações já foram definidas, mas faltam mais de 100 para serem resolvidas. Segundo o presidente da Belotur, Aluizer Malab, os trabalhos estão sendo intensificados. Ele ressaltou que não há atrasos.

Uma reunião foi feita nesta quinta-feira entre representantes da Belotur e do Corpo de Bombeiros. O encontro foi marcado depois que os bombeiros divulgaram que 20% dos blocos de rua ainda não tinham alvará para desfilar a uma semana do carnaval. “Na verdade, foi uma falha de comunicação. Como é manifestação espontânea, não demanda alvará. Mas, estamos finalizando e consolidando o trabalho de segurança com todos os órgãos, como bombeiros, guardas municipais, BHTrans, e os blocos”, explicou o presidente da Belotur.

A questão central para alinhar com as agremiações está relacionada com o percurso. Ainda estão sendo feitos ajustes para que não haja problemas na cidade. “A gente pega os trajetos com cada bloco e monta uma fotografia, e entende onde está a sobreposição. Com isso, pensamos como não deixar a via obstruída, ou órgãos de saúde, entre outros. Então, vamos avançando e sentando com cada bloco para demonstrar o trajeto”, comentou Malab.

Quando já estiver definido todo os pontos, o bloco vai receber um documento que servirá como uma espécie de autorização com aval de todos os órgãos envolvidos. “Faltam cerca de 100 agremiações para finalizarmos os desfiles. O que a gente vai fazer é intensificar os nossos trabalhos”, finalizou.

Para o Corpo de Bombeiros, a reunião entre a Belotur com os militares foi positiva para que nenhum problema ocorra no cortejo dos blocos carnavalescos de Belo Horizonte. Segundo o tenente Pedro Aihara, da Assessoria de Comunicação Organizacional do Corpo de Bombeiros, ao se cadastrarem na prefeitura, os grupos indicam o trajeto que pretendem fazer. Os bombeiros recebem essa intenção e, se houver algum risco para o folião, eles recomendam que o percurso seja alterado.

"A conversa foi muito positiva. E o nosso objetivo é garantir que todos os blocos saiam, a exemplo do que aconteceu no carnaval do ano passado", informou o tenente. De acordo com ele, a função dos bombeiros nesse processo é viabilizar o melhor desfile dos blocos e oferecer suporte e segurança para os que estão em clima de festa.

MAIS SOBRE CARNAVAL