Confira o horário e o local dos blocos que se destacam em BH neste carnaval

Principal dificuldade é manter a originalidade da folia. EM prepara uma seleção de atrações em quatro categorias: tradicional, inusitado, fique de olho e estreante

por Renan Damasceno 24/02/2017 06:00

Carolina Braga/EM/D.A PRESS - 08/02/2016
Atração já tradicional no carnaval da capital mineira, o Baianas Ozadas arrastou milhares de foliões em 2016 e promete repetir a dose neste ano, apesar da dissidência de parte do bloco (foto: Carolina Braga/EM/D.A PRESS - 08/02/2016)
Com expectativa de 2,4 milhões de foliões nas ruas, puxados por cerca de 350 blocos, o novo carnaval de Belo Horizonte chega à puberdade tentando estancar as dores do crescimento. A dificuldade é manter a originalidade, o clima de harmonia e a ocupação consciente da cidade diante de desafios que crescem na mesma proporção, como alterações no trânsito, oferta de transporte público, estrutura para blocos e foliões e, claro, segurança.

                                                      Veja imagens do carnaval de BH no passado

O tumulto ao fim do Me Beija que Sou Pagodeiro, no último fim de semana, no Gutierrez, com bombas de gás e balas de borracha lançados pela polícia, foi um prenúncio de que a festa exigirá cuidado redobrado em um ano em que blocos como Então, Brilha, Approach e Baianas Ozadas devem arrastar na casa da centena de milhares de foliões.

O carnaval’2017 registrou o recorde de cerca de 350 blocos em todas as regiões da cidade. O Estado de Minas listou 35 festas para todos os gostos e idades. Separamos os blocos em quatro categorias. Tradicionais, que já fazem parte do calendário dos foliõefs, começando com o Tchanzinho Zona Norte, que promete levar o axé de raiz ao Dona Clara hoje, a partir das 18h.

Na seleção estão novidades como o Havayanas Usadas – uma dissidência do Baianas Ozadas, que desfila no fim da manhã de segunda, no Sagrada Família – e os conhecidos Monobloco e Zé Pereira, que desembarcam pela primeira vez na capital; blocos de temáticas inusitadas que vão desde o Que Mário? (uma celebração à cultura geek) ao Unidos da Estrela da Morte, para fãs de Star Wars; e a categoria Fique de Olho, com blocos de porte médio, que agregam outras propostas musicais e culturais para o carnaval da capital. O mapa com os 80 principais blocos do carnaval de BH está no Portal Uai.

 

Clique na imagem para ampliar e conferir a seleção de 35 blocos feitas pelo Estado de Minas:

MAIS SOBRE CARNAVAL