'Baile do cidadão de bem' vence Concurso de Marchinhas Mestre Jonas; ouça

Composição de Helbeth Trotta, Marcos Frederico e Jhê Delacroix critica os manifestantes que saem de camisa da Seleção e taça de champanhe na mão

por Ana Clara Brant 12/02/2017 09:43

Rafael Ram/Divulgação
Helbeth Trotta e Jhê Delacroix mostraram toda a irreverência e o deboche com o 'Baile do cidadão de bem' (foto: Rafael Ram/Divulgação )
Baile do Cidadão de bem, dos compositores Helbeth Trotta, Marcos Frederico e Jhê Delacroix, se sagrou a grande vencedora do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas 2017. A disputa aconteceu na madrugada deste domingo (12), no Musica Hall, no Santa Efigênia e contou com a participação das 10 canções finalistas.

 

Com os versos "Veja só quem vem, é o cidadão de bem, contra a corrupção, taça de champanhe, na manifestação", a marchinha faz uma crítica aos paneleiros da classe média que saíram às ruas para protestar vestidos com a camisa da seleção brasilera e com uma taça de champanhe na mão.

 

A música chegou a ser compartilhada nas rede sociais por vários políticos como Ciro Gomes e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB – RJ). A letra diz ainda: Esta marchinha vai para todo cidadão que defende com unhas e dentes o Estado democrático de direita.

 

"Queria saber o que era o tal do cidadão de bem que todos replicam da boca para fora, se existia isso na ciência política e na sociologia, e acabei descobrindo várias boas respostas, inclusive, que esse era o nome do jornal da Ku Klux Klan”, declarou recentemente ao Estado de Minas, Helbeth Trotta, coautor da marchinha.

 


 

Em segundo lugar ficou Solta o Cano, de Marcos Frederico e Vitor Velloso  e em terceiro, também de Vitor Velloso, mas em parceria com Gustavo Maguá e Marcelo Guerra, Pinto por cima, que ironiza o atual prefeito de São Paulo, João Doria. A vencedora levou R$ 6 mil e o Troféu Mestre Jonas.

 

Os vencedores das edições anteriores do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas foram “A Coxinha da Madrasta” em 2012; “Imagina na Copa” em 2013; o “Baile do Pó Royal” em 2014, “Rejeitados de Guarapari” em 2015; e “Não Enche o Saco do Chico” em 2016.

MAIS SOBRE CARNAVAL