Carnaval de Belo Horizonte é aprovado por turistas e moradores, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa, a maioria dos visitantes (80,4%) e dos moradores (77,7%) avaliou que o carnaval superou ou atendeu plenamente suas expectativas %u2013 manifestando alta satisfação com a experiência vivida na cidade

por Larissa Ricci 19/02/2018 13:28
Leandro Couri/EM/D.A Press
Participaram da folia na capital mineira uma média de 867 mil pessoas por dia, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores que participaram da folia, a Belotur, ao lado do Observatório do Turismo, mostrou avaliação da infraestrutura e o nível de satisfação de quem pulou a festa do rei momo na capital mineira. De acordo com a pesquisa, a maioria dos visitantes (80,4%) e dos moradores (77,7%) avaliou que o carnaval superou ou atendeu plenamente suas expectativas – manifestando alta satisfação com a experiência vivida na cidade. Entre os visitantes que declararam ter participado em edições anteriores, 77% afirmaram que o evento melhorou e 89% tem intenção de voltar.

Ainda de acordo com o estudo, BH contou com um número recorde de visitantes. Participaram do evento,  uma média de 867 mil pessoas por dia, sendo que cerca de 80% era de moradores e 20% de visitantes. A maioria dos turistas veio do interior de Minas, seguido pelos estados de São Paulo, Espirito Santo e Rio de Janeiro. O aumento da presença de pessoas de fora na cidade foi de 15,5% em relação ao ano passado.

A pesquisa apurou ainda que a maioria dos turistas se hospedou em casas de amigos e parentes (76,7%), seguidas de hotéis (16,7%) e casa própria ou alugada (5,8). Os números refletiram nos negócios: no setor hoteleiro a movimentação financeira superou os R$ 8 milhões.

Satisfeitos

A pesquisa analisou também o grau de satisfação dos entrevistados com o carnaval. A avaliação geral do evento, em uma escalda de zero a dez pontos, atingiu o valor de 8,6 pontos na opinião do turista e 8,3 dos moradores – avaliações superiores às de 2017 de 8,1 e 8,3, receptivamente. O lazer foi apontado como o principal motivo por 81% dos visitantes, sendo que, desses, 97,3% vieram motivados pelo carnaval. A pesquisa foi feita entre 9 e 14 de fevereiro e 1,6 mil foliões foram entrevistados. A pesquisa completa será divulgada em março.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE CARNAVAL