
Ex terá que explicar por que chamou Eduardo Bolsonaro de 'bananinha'
Fala da pastora e cantora gospel mineira foi durante congresso em 2016; cabe recurso à decisão
Ana Paula Valadão, de 47 anos, foi condenada e terá que pagar R$ 25 mil por danos morais coletivos depois de fazer um discurso de teor homofóbico e contra pessoas portadoras do vírus HIV.
A ação contra a pastora e cantora gospel foi movida pela Aliança Nacional LGBTI, organização que defende os direitos da comunidade.
A decisão foi do juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que alegou que "a manifestação e divulgação da opinião errada atribui à população LGBTI+ uma responsabilidade inexistente, atingindo a dignidade destas pessoas de modo transindividual, justamente o que caracteriza a lesão apontada pela autora".
O magistrado ainda destacou que culpar a comunidade LGBTQIA pela existência da Aids é uma situação "que reduz sensivelmente todas as conquistas desta coletividade". "Há muito já se conhece a constatação científica amplamente divulgada de que a contaminação pela Aids se dá, dentre outras, pela prática de sexo sem segurança, não pela orientação de cada pessoa afetada", afirmou. Cabe recurso à decisão.
A ação que motivou a condenação aconteceu no ano de 2016, quando a mineira falou durante um congresso que era transmitido pela internet e pelo canal Rede Super, que as relações homoafetivas não são normais, além de associar a Aids a casais gays.
Na época, Ana Paula argumentou que exerceu o direito "legítimo da liberdade de expressão e religiosa". "Isso [a homossexualidade] não é normal. Deus criou o homem e a mulher e é assim que nós cremos", declarou.
"Taí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte, contamina as mulheres, enfim… Não é o ideal de Deus [...]. Sabe qual é o sexo seguro? Que não transmite doença nenhuma? O sexo seguro se chama: aliança do casamento", acrescentou na ocasião.
Neverway, novo jogo dos brasileiros de Celeste, tem demo exibida no BitSummit do Japão
Ragnarök Online LATAM recebe Cavernas Ilusionais em nova atualização
MY HERO ULTRA RUMBLE inicia 12ª temporada
Necroturismo em BH: cemitério do Bonfim terá visita guiada com tema literário