UAI

Regina Duarte é condenada em processo movido por filha de Leila Diniz

Atriz usou imagem da colega de profissão para defender o golpe de 1964

Regina Duarte é condenada em processo movido por filha da atriz Leila Diniz Reprodução/Instagram/Montagem
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 11/03/2024 10:02
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Regina Duarte foi condenada, pelo Juizado Especial Cível da Lagoa, no Rio de Janeiro, a pagar R$ 30 mil de indenização em processo movido por Janaina Diniz Guerra, devido ao uso indevido de uma imagem de sua mãe, Leila Diniz (1945-1972).

Leia Mais

De acordo com as informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal Globo, em dezembro de 2022, a atriz publicou um vídeo que reproduzia um discurso do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) em defesa da ditadura militar.

 

No momento em que Bolsonaro diz que "1964 foi uma exigência da sociedade" e que "as mulheres nas ruas pediam o restabelecimento da ordem", a imagem que aparece é a fotografia das atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell, em 13 de fevereiro de 1968, durante uma manifestação de artistas e produtores de teatro contra a censura imposta pela ditadura militar.

 

"O Exército precisará que os Plenários do próximo governo tenham vergonha do que se está passando com o nosso país e… tomem uma atitude", escreveu ela na legenda da publicação.

 

Na sentença, Regina foi condenada a retirar, no prazo de 48 horas, a publicação de suas redes sociais sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Ela também vai precisar se retratar em todas as suas redes sociais de vídeo e explicitar que Leila nunca apoiou a ditadura e que a foto usada foi feita em contexto de oposição ao regime e à censura.

 

"A trajetória de vida da atriz Leila Diniz sempre foi marcada pela defesa da liberdade, contra a censura e contra a ditadura militar e seu moralismo conservador. A vinculação da imagem da atriz a uma defesa tão explícita da ditadura militar é absurda e merece toda a repulsa e punição. É uma utilização indevida e grave da imagem da atriz, em defesa do golpe militar em uma data muito próxima aos ataques de 8 de janeiro", disse a advogada Maria Isabel Tancredo, que representa Janaina Diniz no processo.

 

Janaina ainda declarou que o processo foi motivado pela defesa da trajetória e legado da matriarca. "Eu não poderia deixar de defender a imagem de minha mãe e nem deixar que alguém altere a história de acordo com o que quer. A utilização caluniosa da imagem de minha mãe é inaceitável e me deixa profundamente indignada. As pessoas precisam aprender a ter respeito pela memória das outras, pela imagem construída por toda uma vida", afirmou.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp