UAI

Abraleite processa Márcio Garcia por divulgação de fake news

O ator e apresentador foi acionado judicialmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite por conta de um vídeo divulgado nas redes sociais

Abraleite processa Márcio Garcia por divulgação de fake news sobre produção de leite Divulgação/Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 03/10/2023 09:36
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Márcio Garcia está sendo processado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) sob acusação de promover fake news sobre a produção de leite. A associação pede indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil.

Leia Mais

De acordo com as informações do jornal O Globo, o processo leva em consideração um vídeo compartilhado pelo ator e apresentador nas redes sociais no qual critica o consumo de leite de vaca no Brasil e aponta possíveis maus-tratos aos animais da indústria leiteira.

 

A publicação original foi feita pela página Mercy For Animals, que significa Misericórdia para os Animais, em tradução direta, ONG internacional de proteção animal que busca "prevenir a crueldade contra animais ditos de criação e promover escolhas e políticas alimentares compassivas".

 

"Investigações secretas feitas na indústria documentaram que as vacas são tratadas como máquinas de produzir leite e são submetidas a um ciclo constante de inseminação forçada e gravidez, além da traumática separação de seus filhotes", aponta a legenda da publicação da MFA nas redes. 

 

A Abraleite, em processo, pede uma indenização de R$ 100 mil de Márcio, por danos morais coletivos contra a classe. Segundo a instituição, a publicação é uma fake news que prejudica a atividade no país, visto que os mais de 10 milhões de seguidores do artista no Instagram podem ser influenciados pela postagem. A ação está na 3ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 

Vale destacar, que após a polêmica gerada pela divulgação do vídeo, Garcia o despublicou e divulgou uma retratação pública em que reitera sua paixão pelos animais, diz que ficou tocado pelas imagens de maus tratos mostradas a ele pela Mercy For Animals.

 

"A minha intenção ao participar desse vídeo, sem absolutamente nenhum cachê, foi unicamente chamar a atenção para um problema muito sério que é, está afetando animais indefesos em determinadas circunstâncias", alegou.

 

"Eu quero reiterar que meu objetivo nunca foi desacreditar seus esforços (dos produtores) e muito menos estigmatizar um setor inteiro, tão importante para o país, apenas destacar uma questão que acredito ser de importância vital para os animais e para a sociedade como um todo", acrescentou.

 

Confira, abaixo, o vídeo:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp