UAI

Luccas e Felipe Neto ganham R$ 50 mil em ação contra deputado bolsonarista

Processo de 2020 é relacionado a postagem em que o político relacionava o trabalho dos influenciadores digitais à pedofilia

Justiça condena deputado bolsonarista a indenizar os irmãos Luccas e Felipe Neto em R$ 50 mil Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 03/03/2023 08:59
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Os irmãos e influenciadores digitais Felipe e Luccas Neto venceram o processo por que moviam desde 2020 contra o deputado federal Hélio Lopes, também conhecido como Hélio Bolsonaro (PL-RJ) por acusá-los de incentivar a pedofilia. A Justiça condenou o deputado, a pagar uma indenização de R$ 50 mil — R$ 25 mil pra cada youtuber.

Leia Mais

A decisão é do juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O magistrado afirmou na decisão que era evidente que o conteúdo publicado pelo parlamentar era montagem. A informação é do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

 

"No caso, visivelmente ocorreu uma montagem sobre vídeos produzidos pela dupla autora pelo réu, retirando o conteúdo e sequência originais, além de inversão de falas, com recortes em cenas que, lançadas fora do contexto, serviam para que o réu sugerisse a seu público a ocorrência de comportamento indevido de cunho sexual, com foco em pedofilia", escreveu o juiz.

 

"E o réu, desassociando a imagem e montando o que lhe interessa, passa a postar com advertências como 'muita atenção com o que seus filhos assistem', impulsionado por hashtag 'todoscontraapedofilia'. Ou seja: é claro que, ao contrário do que o réu alega, não houve mero 'repasse' de vídeo produzido por terceiros: o demandado trabalhou os vídeos, tirou-os do contexto, fez comentários, e associou a pedofilia", acrescentou.

 

Além da indenização, Hélio deve publicar nos mesmos veículos em que fez a divulgação do vídeo, no Instagram e Twitter, uma retratação no prazo de 60 dias, com prazo para postagem de 10 dias a contar do trânsito, sob pena de multa única de R$ 10 mil. A condenação ainda cabe recurso.

 

Vale destacar que as postagens não estão mais no ar na conta do político, pois foram retiradas após pedido de urgência de tutela antecipada no processo.

 

Felipe comemorou a vitória nas redes sociais. "Grande dia. O deputado Hélio Bolsonaro, braço direito do ex-presidente, foi condenado. E ainda vai ter que se retratar", explicou ele, na rede social do passarinho.

 

Confira, abaixo, o post de Felipe Neto:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x