Santa Leitura

DATA

  • 15/03/2020 à 15/03/2020
  • Hora início: 10:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

O projeto "Santa Leitura", que este ano comemora 10 anos de atuação, continua de vento e popa, levando cultura, entretenimento e alegria para diversos locais de Belo Horizonte e do mundo. O projeto, idealizado por Estella Cruzmel, escritora com dois livros infantis editados, que procura sempre inovação com muita dedicação, trabalho e amor, inicia as comemorações de uma década de vida.

O projeto recebe, no dia 15 de março, a partir das 10h, o poeta e escritor Bruno Black para ministrar a oficina literária de dons. Denominada Domdomdom, a oficina, que tem entrada gratuita, visa levar a criança a pensar, ler e se interessar pela poesia, além de induzir a busca pelo descobrimento do dom de cada uma. Na oportunidade haverá ainda contação de histórias e um mini sarau.

Com seis livros editados, entre eles o "Minha Cidadania Violada: Até Quando?" e "Se Tens Um Dom, Seja", o carioca Bruno Black é um jovem da Zona Oeste do Rio de Janeiro que está arrebatando multidões com o seu jeito único de ser e está sendo considerado um dos maiores nomes atuais na cultura popular.

O local escolhido para o início das comemorações foi a Comunidade Sagrada Família, no bairro Taquaril (Estrada Velha de Nova Lima 275), em Belo Horizonte, onde o "Santa Leitura" atua desde 2012. "Tanto o projeto como eu já fazemos parte da comunidade. Para a realização dos eventos contamos com o apoio do padre João, Ana Neres, Sônia Arantes e Guilherme Soares", comenta Estella.

E vem muito mais novidades por aí, durante todo o ano o projeto irá promover eventos em comemoração aos seus 10 anos, além de inovações em seu formato, entre outras surpresas.

O projeto é voluntário, sem fins lucrativos. Os eventos são abertos ao público, com entrada gratuita.

Quem deseja contribuir com doações, o projeto está recebendo livros infantis. Para mais informações, basta enviar um e-mail para projetoleituranapraca@gmail.com.

Sobre o projeto

O projeto "Santa Leitura", de incentivo à leitura, voluntário e sem fins lucrativos, nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. "A biblioteca com o nome "Cantinho do Livro" tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas", conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. "Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo", comenta.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto "Santa Leitura" teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a receber o projeto. Hoje, em dias de "Santa Leitura", as praças são motivo de orgulho para as comunidades, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o "Santa Leitura" cresce cada dia mais.

Hoje o projeto é realizado, em Belo Horizonte, na praça Salvador Morici, no bairro Floresta, na praça Negrão de Lima, no bairro Colégio Batista, na Comunidade Sagrada Família, no bairro Novo Taquaril, no bairro Castanheiras, em Sabará-MG e em Búzios-RJ. Atua também na Carolina do Sul (EUA) desde 2013, com uma biblioteca comunitária em um restaurante brasileiro.

instagram: @santaleitura.estellacruzmel

+EVENTOS

Eventos