Lacan na Academia - Conversando com a Literatura

DATA

  • 25/03/2020 à 25/03/2020
  • Hora início: 20:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

PROGRAMA &ldquoLACAN NA ACADEMIA &ndash CONVERSANDO COM A LITERATURA&rdquo DA AML RELACIONA A OBRA DE ANDRÉ BRETON COM A TEORIA FREUDIANA DO SONHO

O ENCONTRO ACONTECE EM 25/03 E CONTA COM A PROFESSORA

MÁRCIA ARBEX-ENRICO E A PSICANALISTA LÚCIA GROSSI

 

Na primeira edição de 2020 do &ldquoLacan na Academia &ndash Conversando com a Literatura&rdquo, programa da Academia Mineira de Letras que aborda interseções entre a literatura e a psicanálise, a professora Márcia Arbex-Enrico e a psicanalista Lúcia Grossi apresentam a palestra &ldquoO sonho é surreal?&rdquo O encontro será realizado no dia 25 de março, às 20h e tem entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. Copatrocínio da CEMIG.

A interpretação dos sonhos está na origem da criação da Psicanálise como um novo campo de investigação do psiquismo. A relação do sonho com o desejo, afirmada por Freud, inspira o escritor e poeta André Breton na busca de uma realidade superior, apoiada numa nova relação com a linguagem. Essa relação de Breton com a teoria freudiana será abordada no encontro.

Desde 2018, a Academia Mineira de Letras em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas Gerais, atualmente sob a direção de Helenice de Castro, realiza os encontros de &ldquoLacan na Academia &ndash conversando com a literatura&rdquo, trazendo à cidade um espaço vivo de discussão em torno de temas pulsantes da vida contemporânea, que tocam a sensibilidade de escritores, artistas e psicanalistas.

Em 2020 o programa continua contando com a coordenação de Laura Rubião, que resume: &ldquoVivemos um tempo em que as certezas veiculadas pelo Discurso da Ciência se tornam mercadorias e operam, muitas vezes, como sedativos ou anestésicos para o inevitável encontro com o real que tanto a arte, quanto a psicanálise insistem em fazer falar. Os encontros &ndash conduzidos por psicanalistas, escritores e artistas - buscam resgatar a inquietação da vida que brota do litoral entre a ficção e os corpos, na mira de um despertar sempre aberto à surpresa e à pluralidade de respostas sintomáticas, capazes de resistir à pressão superegoica do mestre contemporâneo. Prosseguimos, com entusiasmo e alegria, costurando os temas de nossos congressos e jornadas às suas ressonâncias literárias e, desse modo, vemos o Sonho e o Tempo brotarem das páginas de autores como Graciliano Ramos, Borges, André Breton, com toda a carga de seu mistério e encantamento, esta que alimenta a vigília do psicanalista, sempre na tênue divisa entre o sonho e o despertar.  Em breve visitaremos algumas figuras femininas da literatura que testemunham a experiência da (in)familiaridade, na trilha da investigação aberta pelo próximo Encontro Brasileiro&rdquo.  Os encontros, do qual participam psicanalistas do campo freudiano, artistas, escritores e docentes, &ldquonos brindam com saborosas conversas, além de não nos deixarem esquecer a força do dizer de Ferreira Gullar: a arte existe, porque a vida não basta&rdquo, ressalta Laura Rubião.

Sobre as palestrantes:

Márcia Arbex-Enrico é Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, e pesquisadora pelo CNPq. Doutora em Literatura Francesa pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, publicou diversos artigos e organizou coletâneas sobre as relações entre a literatura e as artes, a escrita e a imagem, especialmente na área de Literatura Comparada e da Literatura francesa moderna e contemporânea: Sobrevivências da imagem na escrita: Michel Butor e as artes (2019) Alain Robbe-Grillet e a pintura: jogos especulares (2013) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem (2006) coorganizou Escrita, som, imagem: perspectivas contemporâneas (2019) Universo Butor (2012), Interartes (2010). É tradutora, com Vera Casa Nova, de obras de G. Didi-Huberman.

Lúcia Grossi é psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Autora de O conceito de repetição em Freud. São Paulo: Escuta Belo Horizonte: FUMEC, 2002.Graduada em Psicologia pela UFMG, mestrado em Filosofia na UFMG e doutorado no Departamento de Psicopatologia fundamental e Psicanálise em Paris 7.

 

SERVIÇO:

Lacan na Academia &ndash Conversando com a Literatura

Palestra &ldquoO sonho é surreal?&rdquo &ndash com Márcia Arbex-Enrico e Lúcia Grossi

Data: 25 de março

Horário: 20h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

+EVENTOS

Eventos