Bienal Mineira do Livro

DATA

  • 22/05/2020 à 31/05/2020
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 22:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Inteira:18,00


A BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2020 será realizada em Belo Horizonte (MG) de 22 a 31 de maio de 2020, no BH Shopping e representa a 6ª edição de uma iniciativa literária de sucesso reconhecido. Com uma programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, a Bienal reunirá importantes editoras e livrarias do Brasil, com a participação de autores e autoras da literatura mineira, brasileira e internacional.
 
Feira de Livros - Tem o intuito de promover a leitura e posicionar o livro como o grande personagem da cultura nacional, estimulando a geração de novos negócios para as editoras e os demais elos da cadeia.
 
Programação Cultural e Educativa - Serão mais de 350 horas de atividades culturais e educativas, focadas em promover a formação de leitores e na valorização de ações de promoção do livro e da leitura. Destacam-se na programação os Eixos: ESCOLAS NA BIENAL e ESCOLAS DO INTERIOR NA BIENAL, iniciativas prioritariamente voltadas para a realização de ações formativas e culturais para estudantes e professores.
 
Escolas na Bienal - Ações formativas e culturais para estudantes e professores com o conteúdo da Bienal, incluindo a visitação gratuita de 47 mil pessoas do sistema educacional público de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais.
 
Curadoria: Grupo Asas &ndash Com o objetivo de contribuir para o enriquecimento da educação e da cultura no Brasil, surgiu, em 02 de abril de 1986, a Asas Produções, uma organização que já nasceu inovadora. A Asas Produções foi o primeiro passo para a criação de outras cinco empresas que hoje compõem o Grupo: Asas Empreendimentos Culturais (SP), Céu Terra Produções e Eventos (RJ), Verde Azul Distribuição e Locação, Editora Vem Com a Gente e Asas Digital. Nos últimos cinco anos o Grupo Asas obteve reconhecimento internacional para 03 de suas iniciativas: Túnel da Ciência &ndash Sociedade Max Planck (realizado em parceria com o Governo da Alemanha) Conhecer Para Cuidar, Vem Com a Gente e Bacias Vivas. Nesses mais de 33 anos de existência, o Grupo Asas realizou 40 projetos com a participação de mais de 2 milhões de crianças, jovens e adultos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.
 
Escolas do Interior de Minas na Bienal - Programação também composta por ações formativas e culturais para acolhimento do público vindo das cidades do interior de Minas Gerais. Curadoria: Grupo Asas
 
Agenda Cultural Ibero-americana - No eixo &ldquoAgenda Cultural Ibero-americana&rdquo estarão centradas boa parte dos objetivos de internacionalização desta edição da Bienal. A agenda englobará atividades de interação entre representantes de países da América Latina, Portugal e Espanha e os editores de Minas Gerais, que buscará a valorização das relações comerciais internacionais no mercado editorial mineiro. Aproveite!
 
Curadoria: OEI &ndash Organização dos Estados Ibero-americanos &ndash A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Seus idiomas oficiais, espanhol e português, línguas dos 23 países membros, tendo ainda como observadores e colaboradores Países Africanos e Asiáticos de Língua Portuguesa. Em 2019, a OEI completa 70 anos trabalhando para estimular a universalização do direito à educação, a melhoria da qualidade e da equidade educativa ao longo da vida, o aprofundamento da identidade cultural ibero-americana no reconhecimento de sua diversidade, o reforço da cooperação científico-tecnológica.
 
Mais Idade, Mais livros - No eixo &ldquoMais Idade, Mais Livros&rdquo os visitantes encontrarão rodas de conversas, palestras e interações literárias especialmente voltadas para o público 60 . Essa é a faixa etária que mais cresce dentro da população brasileira, representando atualmente 14% dos brasileiros. Em termos econômicos, 18% do consumo nacional é realizado por adultos com idade superior a 60 anos. A Bienal Mineira do Livro 2020 inova ao assumir o desafio de dialogar com representantes dessa faixa etária que ainda não foram devidamente percebidos pela sociedade brasileira, até porque o fenômeno do seu crescimento, no Brasil, ocorreu em um tempo muito curto em relação a outras nações. A importância das reflexões sobre a longevidade &ndash outro fenômeno recente &ndash e a intergeracionalidade também estarão em foco. Imperdível!
 
Curadoria: Rede Longevidade &ndash A Rede Longevidade é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove a longevidade através da educação de indivíduos e organizações. O trabalho educativo é segmentado em quatro núcleos de conteúdo: Vida Saudável, contemplando saúde e bem-estar Vida Social, tratando de temas como relações, cidadania, lazer e cultura Vida Inova, englobando educação, trabalho e economia Vida Inteira, abordando propósito, projeto de vida e temas interdisciplinares. A atuação da Rede é intergeracional pois envolve, no campo dos indivíduos, tanto 60 (pessoas acima de 60 anos), quanto 60 &ndash (jovens e adultos), além de profissionais que atuam com estes públicos no campo da educação, saúde e assistência social. A organização também atua de forma intersetorial, desenvolvendo iniciativas diferenciadas em parceria com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada. Através de uma plataforma de educação para a longevidade desenvolvemos mais de 10 projetos em Belo Horizonte.
 
Café Literário - Palestras e rodas de conversa com autores(as) e influenciadores(as) culturais. O eixo temático &ldquoCafé Literário&rdquo promoverá o encontro entre o público adulto e as personalidades do mundo do livro, com discussões sobre temas variados relacionados a literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e temas globais. O Café Literário buscará debater a literatura como o centro da cultura e a sua importância para a música, o teatro, o cinema, as demais áreas artísticas e a própria comunicação humana, dependentes que são dos textos. Participe!
 
Curadoria: Câmara Mineira do Livro &ndash A Câmara Mineira do Livro (CML) é uma associação de pessoas jurídicas, qualificada como OSCIP &ndash Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com atuação em âmbito Federal e Estadual. Desde a sua constituição em 30 de setembro de 1970, realiza ações em favor da valorização do livro, da promoção da leitura e da formação de leitores, unindo e representando Editores, Distribuidores e Livreiros de Minas Gerais. Para o êxito de seus propósitos, a CML busca diálogo e parcerias com o poder público e com a sociedade civil no estudo e solução dos problemas que se relacionem com as categorias que representa, além de realizar e apoiar, em todo o Estado, eventos como Salões, Bienais, Exposições e Feiras do Livro, sempre com intuito de promover a cultura literária, a formação do hábito da leitura e o fortalecimento do mercado editorial e livreiro, importante segmento da economia de Minas Gerais.
 
Momento Jovem - Atividades culturais e educativas destinadas ao segmento young adult, participantes de 13 a 29 anos. A programação do eixo &ldquoMomento Jovem&rdquo abordará os temas e conteúdos do universo jovem de maneira atual e descontraída e inspirará o público a conhecer &ndash e reconhecer &ndash os novos nomes da literatura. Em conversas, apresentações e vivências, o visitante encontrará autores e personalidades que são sensação entre os jovens, discutindo assuntos que aparecem &ndash ou não &ndash nas redes sociais, nas principais publicações do mundo, assim como também na vida estudantil, acadêmica, no convívio social, familiar, profissional ou fora dele. Marque presença!
 

Biblioteca Viva - O Eixo &ldquoBiblioteca Viva&rdquo disponibilizará oficinas de mediação de leitura centradas nas melhores e mais atuais práticas que conjugam: acervo, espaço, gestão e medição em prol da melhoria da aprendizagem no ensino básico. Um dos focos desse eixo são os bibliotecários &ndash e os profissionais que fomentam a leitura nas escolas &ndash considerando que as mais recentes pesquisas comprovam a eficácia das bibliotecas &ldquovivas&rdquo na melhora dos principais indicadores de aprendizagem no Brasil. Estão também previstos, nesse eixo, encontros com autores para o público de 07 a 15 anos. Valerá a pena conferir!
 
Curadoria: Instituto Pró-Livro &ndash O IPL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro &ndash Abrelivros, CBL e SNEL&ndash com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Para dar conta dessa missão, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Lançou em abril de 2019, a pesquisa Retratos da Leitura &ndash Bibliotecas Escolares, realizada em cerca de 500 escolas de todas as regiões brasileiras, para conhecer o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos. Realizou, em 2019, em parceria com o Itaú Cultural, pesquisa para conhecer o perfil leitor de visitantes da Bienal do Rio e da FLUP. Também é responsável pelo Prêmio IPL &ndash Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro &ndash uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro.
 
Espaço Eu Criança - Atividades culturais e educativas destinadas para crianças de 0 a 12 anos. O EU CRIANÇA promoverá apresentações de companhias teatrais e contadores de histórias, em linguagem apropriada à faixa-etária. As apresentações terão ligação com obras literárias disponíveis no evento, valorizando o livro e as histórias infantis. Não deixe de trazer os seus filhos menores!
 
Encontro Educação - Atividades de formação, despertamento e atualização para profissionais da área da educação. Sua proposta é ser um dos mais vibrantes componentes da Bienal, a partir de uma programação ampla e diversificada. O &ldquoEncontro Educação&rdquo terá um grupo de profissionais ministrando palestras, com propostas e debates sobre temas relevantes para os diversos segmentos da educação.
 
Curadoria: Cláudia Seixas &ndash atua como palestrante e ministra cursos, em vários temas, em todo o Brasil. Atualmente é especialista em montagem de Matrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos baseados em competências e habilidades. Consultora em várias redes de ensino na montagem de propostas curriculares, criação de cursos e formação de professores e coordenadores. Autora de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental de livros didáticos na área de Didática para o Ensino Superior e de livro técnico para formação de professores. Possui experiência de mais de 35 anos em várias áreas da educação: currículo, avaliação e didática.
 
Espaço Negócios - Ambiente dedicado às rodadas de negócio e encontros entre autores, ilustradores, editoras, livrarias e fornecedores da área. O foco no eixo &ldquoEspaço Negócios&rdquo são dois: os desafios &ndash e as soluções existentes &ndash para o aprimoramento comercial das empresas do mercado editorial mineiro e as oportunidades de negócios a serem materializadas no Brasil e fora. Como fazer crescer ou tornar sustentável a minha editora, a minha distribuidora, a minha livraria? Como superar os desafios atuais? Essas, e outras perguntas, são as que queremos, juntos, responder.
 
Curadoria: Fundação Dom Cabral &ndash A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de padrão e atuação internacional que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2019 foi eleita pela décima quarta vez consecutiva a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. A FDC alia o conhecimento acadêmico de seus professores à experiência empresarial acumulada em mais de 40 anos de trabalho realizado junto às empresas. Por meio da prática constante do diálogo, a filosofia é trabalhar com as organizações e não somente para elas, respeitando a identidade das empresas, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.
 
Palavras com Tempero - A Bienal Mineira do Livro 2020 é uma iniciativa voltada, também para toda a família. Nesse contexto, não poderia deixar de ofertar atividades de entretenimento ligadas à gastronomia, às artes plásticas e à música. Conquistar paixões com muito tempero! Receita para agradar você e os seus familiares.
 
Prêmio Prefeitura Amiga do Livro - Lançamento de prêmio que reconhecerá iniciativas das prefeituras que contribuam para a valorização do livro e da leitura.
 
Em parceria com a Associação Mineira de Municípios &ndash Fundada em 17 de outubro de 1952, com a filosofia e o propósito de reunir e representar os municípios de Minas, nas esferas estadual e federal, a AMM busca, por meio das potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um dos municípios mineiros e, consequentemente, o desenvolvimento do Estado.
 
Em parceria com a Fundação Dom Cabral &ndash A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de padrão e atuação internacional que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2019 foi eleita pela décima quarta vez consecutiva a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. A FDC alia o conhecimento acadêmico de seus professores à experiência empresarial acumulada em mais de 40 anos de trabalho realizado junto às empresas. Por meio da prática constante do diálogo, a filosofia é trabalhar com as organizações e não somente para elas, respeitando a identidade das empresas, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.
 
Prêmio Educador Amigo do Livro - Lançamento de prêmio que reconhecerá os professores que criaram as melhores práticas de estímulo ao hábito de leitura.
 
Em parceria com a Associação Mineira de Municípios e Fundação Dom Cabral
 
Estação Livro Patrimônio Cultural e Turismo - Nessa estação a Bienal apresenta mais uma inovação: a representação do patrimônio cultural por meio de livros, com foco em disseminar o turismo cultural e realizar as Vivências Conhecer Para Cuidar. Você conhecerá como os livros podem &ndash e devem &ndash se relacionar com o riquíssimo patrimônio brasileiro por meio da construção de maquetes de papel em miniatura. A Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha &ndash Belo Horizonte), o Museu da Inconfidência (Ouro Preto), o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (Congonhas) Patrimônios Culturais da Humanidade além do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (Caeté), a Igreja Nossa Senhora da Piedade (Brumadinho), estarão presentes na Bienal. Tudo para que você possa conhecer, valorizar e, cada vez mais, cuidar do que é nosso de forma lúdica e prazerosa. Programe-se e garanta a sua vaga!
 
Curadoria: Projeto Conhecer Para Cuidar &ndash O Conhecer Para Cuidar é uma iniciativa que desperta na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio cultural do Brasil. O Projeto valoriza a identidade nacional por meio de maquetes, em miniaturas, dos nossos principais bens. O Conhecer Para Cuidar está lançando a sua coleção de livros e disponibiliza interações digitais em seu inovador aplicativo. O Projeto, nos seus nove anos de existência, já representou 30 patrimônios culturais brasileiros por meio de sua bem acolhida metodologia, ostenta duas chancelas internacionais: uma da UNESCO e outra da OEI &ndash Organização dos Estados Ibero-americanos, e conta com o apoio de entidades como: IPHAN, IEPHA, CONDEPHAAT, INEPAC, Fundação Oscar Niemeyer além de várias prefeituras. O Conhecer Para Cuidar foi ainda selecionado pela ApexBrasil &ndash Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento &ndash para ser internacionalizado. www.conhecerparacuidar.com.br.
 
Estação Olhos na Leitura - A Bienal também é serviço. A &ldquoEstação Olhos na Leitura&rdquo realizará diagnósticos iniciais para identificação da Síndrome de Irlen. Esse mal acomete, aproximadamente, 20% das crianças e pode ser enfrentado de forma relativamente simples, proporcionando mais conforto na leitura. O resultado decorrente das correções da Síndrome de Irlen é a melhoria na aprendizagem, uma vez que as crianças conseguem ler com mais facilidade.
 
Curadoria: Fundação H&rsquoOlhos &ndash O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é um centro especializado em oftalmologia, reconhecido internacionalmente pela excelência no tratamento dos distúrbios da visão. Com mais de três décadas de atuação, o H&rsquoOlhos conta com uma equipe especializada e muito experiente de médicos e profissionais da saúde que utilizam os recursos e conhecimentos mais avançados em medicina oftalmológica. Em 1986, foi fundada a Fundação Hospital de Olhos (FHO). Uma fundação que investe em educação, pesquisa e capacitação profissional criando diversas ações sociais voltadas para identificar e tratar os Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (DARV). A Fundação Hospital de Olhos se dedica a projetos de pesquisa, educação profissional e promoção da saúde visual, com foco na pesquisa, na educação e nos cuidados de todos os aspectos relacionados à visão e aprendizagem.
 
Estação Leitura Inclusiva - Outra Estação também focada na inclusão. A &ldquoLeitura Inclusiva&rdquo será um espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos que proporcionam oportunidades de leitura para Pessoas com deficiência (PcD).
 
Curadoria: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais &ndash A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi criada em 1954 e, desde então, são mais de seis décadas reunindo e organizando acervos bibliográficos e audiovisuais para serem colocados a serviço da comunidade incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer preservando e divulgando a bibliografia relativa a Minas Gerais. Além do público geral, a biblioteca atende também pessoas com deficiência visual, que fazem uso dos diversos serviços do setor Braille, fundado em 1965. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Através do edital, a instituição está recebendo capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas. Hoje, a Biblioteca abriga um acervo de mais de 570 mil exemplares, conta com mais de 100 mil associados, e recebe cerca de 300 mil pessoas a cada ano.

https://bienalmineiradolivro.com.br/

+EVENTOS

Eventos