Feito em Casa recebe Fuscaria BH

DATA

  • 24/06/2018 à 24/06/2018
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Fuscaria estaciona no Projeto Feito em Casa

 

Apaixonados por Fuscas serão recebidos com mesa farta e muito samba

 

Não tem jogo do seu time de coração e nem do Brasil no fim de semana? Você está meio perdido sobre o que fazer? Calma que tem gastronomia caseira, cervejas artesanais e boa música no domingão. E neste mês junho o Projeto Feito em Casa convidou uma turma pra lá de apaixonada pra completar a festa mais gostosa de Minas: a Fuscaria BH  vai estacionar no Power Shoping Centerminas neste domingo, 24.

Em seu primeiro encontro anual, a Fuscaria BH reúne os muitos clubes de aficionados por carros da capital e Grande Beagá como o Aircooled BH, Ratoramas, Clube do Fusca entre outros. E esse pessoal nunca vem pros eventos a pé: traz junto as versões diversas do tradicional Fusca ou mesmo Kombis e modelos variados (em especial da Volkswagen), de várias épocas diferentes. Esses carros maravilhosos e seus motores refrigerados a ar são atrações em mais uma  edição do Projeto Feito em Casa. O acesso é GRATUITO.

O evento terá ainda os estandes com cervejas artesanais e o melhor da gastronomia caseira: espetinhos, pasteis fritos, pizzas caseiras e inúmeras porções. Sem falar das especiarias das culinárias japonesa e italiana. As participações do Clube Mineiro da Cachaça e da Cidade Rangolândia estão garantidas. Já DJ Tony Fusqueta apresenta sucessos dos anos 1980 pra todo mundo dançar.

A atração musical AO VIVO é o Vinagrette Samba de Mistura, que se apresenta partir das 13 horas. Liderado pelo apresentador do Alterosa Esporte da TV Alterosa/SBT-MG Leopoldo Siqueira, o grupo traz o samba de raiz em clássicos de Paulinho da Viola a Cartola, além de Sambas-Enredo e releituras de artistas do Pop e da MPB - tudo sem perder o ritmo. Irreverência e muito swing não vão faltar.

APAIXONADOS PELO FUSCA

Uma paixão desenfreada, que mobiliza centenas de colecionadores e fãs somente na capital dos mineiros. Buscando reunir toda essa gente, Belo Horizonte sedia o primeiro encontro anual da FUSCARIA BH. Tida como uma das confrarias de proprietários de Fuscas mais ativas de Minas Gerais, seus diretores convidam fãs de carteirinha, colecionadores e curiosos para que compareçam ao estacionamento do Power Shopping Centerminas no domingo, 24 de junho, a partir de 9h.

 

Foi justamente no Dia Mundial do Fusca, um 22 de junho, que o mecânico Rafael Filgueiras, o Fella, e seus amigos Roberto Paulo e Fernando Martins decidiram dar início às atividades do grupo. Na mesma data, em 1934, os alemães, inventores do Fusca, começaram a  desenvolver o modelo. Mais de 80 anos depois, um grupo de mineiros se reunia para comemorar o acontecimento e levar essa paixão - de infância, para a maioria dos confrades - a um novo nível.  Hoje, a FUSCARIA BH já é referência para os entusiastas em todo o Brasil.

 

Os organizadores do evento contam que já houve diversas &ldquofusqueatas&rdquo partindo da capital rumo a encontros Brasil adentro. Certa vez, a mineirada chegou a rodar mais de três mil quilômetros até o sul do país. &ldquoGraças a Deus, fomos e voltamos sem nenhum problema ou defeito mecânico&rdquo, recorda o colecionador Bernardo Fonseca.  Ele lembra ainda que, por onde passavam, as pessoas queriam saber para onde iam e  se os  valentes fuscas chegariam. Para ele &ldquofoi uma viagem inesquecível&rdquo.

 

O encontro do dia 24 promete ser um marco. Segundo os organizadores, a maioria dos eventos do gênero está concentrada no Rio e em São Paulo.  Minas, embora tenha grande potencial, tem ficado à margem. Cada vez mais, os entusiastas locais da cultura dos veículos refrigerados a ar sentem a necessidade de trazer para o estado um evento semelhante aos demais do país e entrar de vez no cenário nacional. O objetivo é o de sempre: divulgar e passar para as próximas gerações o amor pelos veículos.

 

 

PAIXÃO MUNDIAL

Longe do volante, Bernardo é advogado e atua como um dos oito diretores da FUSCARIA BH. Segundo ele, o Fusca não é uma paixão só dos brasileiros. &ldquoÉ um carro simpático&rdquo, tenta definir, em poucas palavras. &ldquoTrata-se de um carro mundial, robusto, para o qual não existem limites - seja qual terreno for&rdquo - conclui. Entre 1959 e 1996, acredita-se que mais de três milhões de Fuscas foram produzidos somente no Brasil.

 

A FUSCARIA BH promove encontros de seus associados desde 2015. Todo mês, o parque Lagoa do Nado, na região da Pampulha, vira estacionamento para a paixão dessa turma animada. Há ainda encontros quinzenais na mesma região, próximo ao Aeroporto. Mente aberta em todos os formatos de reuniões: é possível encontrar  todo tipo de veículo da Volkswagen com motor refrigerado a ar. Isso abre espaço para Kombis, Brasílias, Variants etc.

 

Mas é claro que o rei do pedaço é mesmo o bom e velho Fusca, em suas diversas encarnações, originais ou modificados. &ldquoEm BH existem muitos modelos raros como fuscas do final da década de 40, por exemplo,&rdquo &ndash revela Bernardo, perguntado sobre as atrações do evento &ndash &ldquoe muitos exemplares da década de 50, carros que são o sonho de todo colecionador e proprietário de Fusca&rdquo. Outros clubes tradicionais da região como  Aircooled BH, Ratoramas,  Clube do Fusca,  Beer e Brother,  Kombi Clube BH, German Volks, Volks Club Nova Lima, Fusca Mania BH e Fuscarada metropolitana também foram convidados a se participar do evento para garantir essa diversidade.

 

NÃO TEM PREÇO?

Só mesmo o tamanho do entusiasmo dos fãs de automóveis antigos é capaz de definir quanto custará levar essa paixão adiante. Bernardo Fonseca entende que é possível se tornar colecionador sem investir muito. &ldquoDe fato, existem algumas peças são mais em conta,&rdquo &ndash explica &ndash&ldquomas um fator que pode influenciar no preço é o ano do fusca&rdquo. Para ele, quanto mais antigo, mais raro e mais difícil de encontrar peças. &ldquoAinda mais se forem originais&rdquo- observa, sem deixar de frisar que o Fusca tem o melhor custo-benefício sobre a manutenção.

 

Como qualquer carro antigo, Fuscas requerem cuidados especiais. O melhor, garantem os colecionadores, é recorrer a especialistas. Fundador e presidente da confraria, Rafael Fella é dono de uma oficina especializada no Bairro Santa Mônica. Pegou emprestado o nome da FUSCARIA para batizar seu negócio, oferecendo apoio técnico e mecânico aos aficionados, ligados ao grupo ou não.

 

Rafael, Bernardo e os demais organizadores do 1º Encontro Anual da FUSCARIA BH convidam os interessados em participar - ou mesmo que queiram fazer parte do grupo -  para que acompanhem a programação de atividades através das redes sociais da confraria &ndash seja no facebook.com/Fuscariabh ou mesmo no Instagram @Fuscariabh. Juntas, as duas já somam quase 10 mil seguidores.

 

 

SOBRE O FUSCA

Baratinha, besouro, kafer, carocha, peta, volla, vocho. Em qualquer parte do mundo por onde rodou, não faltaram apelidos ao veiculo popular tipo Sedan da Volkswagen. Desenvolvido na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, ele chegou ao Brasil nos anos 1950. Um jeitinho brasileiro de pronunciar o VW das iniciais da fábrica (que em alemão seria algo como &ldquofauvê&rdquo) acabou chegando no nome fantasia de Fusca. E pegou, principalmente no Sudeste.

 

O Feito em Casa tem patrocínio da Pif Paf Alimentos e apoio dos Supermercados BH, Carbel, UNIBH e Academia Integração Fitness. Esta é a quarta edição do projeto neste ano, cujo objetivo principal é fomentar a cultura e proporcionar momentos de lazer e entretenimento para o público. Tudo isso reunindo boa música, o melhor da gastronomia caseira e os pioneiros da cultura cervejeira em MG.

 

Serviço:

Projeto Feito em Casa recebe Fuscaria BH

Data: 24 de Junho (domingo)

LocalPower Shopping Centerminas &ndash Avenida Pastor Anselmo Silvestre, nº 1.495 &ndash União, Belo Horizonte &ndash MG

Horário: 10h às 18h

Entrada gratuita

Informações: (31) 3140-4195

https://www.facebook.com/feitoemcasafeira/

+EVENTOS

Eventos