Higiene bucal deve começar com o nascimento do primeiro dente

Bons hábitos ajudam crianças a crescerem com dentes fortes e sem cáries

03/07/2014 14:17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado eficiente para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries. A regra de ouro é: assim que primeiro dentinho nascer, por volta dos seis meses, deve-se iniciar a escovação com cerdas macias duas vezes ao dia.

SXC.hu/Banco de Imagens
(foto: SXC.hu/Banco de Imagens)
O uso de creme dental, antes recomendado somente para quando a criança aprende a cuspir, ganhou nova orientação. Recentemente, a Associação Brasileira de Odonpediatria e a American Dental Asssociation (ADA) passaram a defender que ele seja incorporado aos cuidados bucais assim que nascem os primeiros dentes. Não fique com dúvidas, clique aqui e veja o passo-a-passo do que fazer.

O uso da chupeta também é visto com receio pelos especialistas. O recomendável e tentar acalmar a criança de outras formas oferecendo, por exemplo, a ponta da fralda. Uma consequência negativa do bico é prejudicar o alinhamento correto dos dentes. Outra prática comumente aceita e que merece atenção é fazer o bebê dormir com a mamadeira. O leite em contato com os dentes durante o sono pode causar cáries. A água após as refeições ajuda a evitar o acúmulo de açúcar na boca.

O fio ou fita dental deve ser incorporado quando a criança demonstrar habilidade e interesse em cuidar da saúde bucal. Ofereça sempre que possível, para que ela incorpore o costume à rotina e tenha dentes mais saudáveis, livres de tártaros e placas bacterianas. E lembre-se: o exemplo é o melhor professor das crianças.

 

Assista ao vídeo e veja também como cuidar dos dentes permanentes de seus filhos: 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE SAÚDE PLENA