Anistia Internacional divulga nota de repúdio contra novela 'A regra do jogo'

No capítulo desta segunda, o protagonista Romero Rômulo se diz advogado da organização para entrar em um presídio com uma bomba

por Estado de Minas 22/09/2015 14:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
TV Globo/Reprodução
Em cena, o personagem de Alexandre Nero entra em um presídio carregando uma bomba (foto: TV Globo/Reprodução)
A Anistia Internacional, organização não governamental que trabalha na defesa dos direitos humanos, emitiu na manhã desta terça-feira (22/9) uma nota de repúdio à novela 'A regra do jogo', exibida pela Globo. No capítulo exibido na noite de segunda-feira, 21/9, o nome da organização foi utilizado, segundo a mesma, de tal forma que pode prejudicar o trabalho realizado em toda a história da entidade.

Na cena em questão, o protagonista da novela, Romero Rômulo (Alexandre Nero) se apresenta em um presídio como advogado de direitos humanos a serviço da Anistia Internacional. Segundo a nota, publicada no Facebook, "a representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorada de forma irresponsável e contribuído para criminalizar o mesmo".

A Rede Globo divulgou nota em resposta. "As novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade, como registramos ao final de cada capítulo. Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias", diz o texto.

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA: Menção à Anistia Internacional na novela 'A regra do jogo'

A Anistia Internacional manifesta total repúdio ao uso do nome da organização de maneira indevida no capítulo da novela A regra do jogo exibido nesta segunda feira (21). Ao entrar em um presídio de segurança máxima, o protagonista da novela, Romero Rômulo, interpretado por Alexandre Nero, se apresenta como advogado de direitos humanos que estaria a serviço da Anistia Internacional. A representação equivocada do trabalho de defensores de direitos humanos na novela tem sido explorado de forma irresponsável e contribuído para criminalizar o mesmo.

A Anistia Internacional é uma organização respeitada, com 54 anos de história, que conta com mais de 7 milhões de apoiadores que se mobilizam em defesa dos direitos humanos para todos e todas. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz (1977) e presente em mais de 150 países, tem 95% dos seus custos financiados por doações individuais, o que permite total independência de governos, partidos, interesses econômicos, políticos e religiosos.

No início de agosto desse ano, a Anistia Internacional publicou o relatório "'Você Matou Meu filho': Homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro”, denunciando casos de execuções extrajudiciais na favela de Acari e outras comunidades fluminenses. Desde então, vem pressionando as autoridades estaduais a adotarem medidas urgentes para garantir investigação dos casos e justiça para as famílias das vítimas, além de medidas estruturais para adequar o uso de força letal pela polícia.

No Brasil, a atuação da organização tem sido pautada pelo debate amplo sobre os altos índices de homicídios entre os jovens negros moradores de periferia, que respondem por 77% dos cerca de 30 mil jovens assassinados todos os anos no país.

Embora se trate de uma obra de ficção, a novela A regra do jogo, ao usar o nome da Anistia Internacional - uma organização referência e atuante no país, presta um desserviço à consolidação de uma cultura de direitos humanos na sociedade brasileira.

MAIS SOBRE MEXERICO