(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

O mundo é delas: 60% das pessoas que procuram intercâmbio são mulheres

Afirmação foi comprovada em estudo feito pela Associação Brasileira de Intercâmbio (ABIFE). Canadá, EUA e Austrália são os destinos mais procurados por elas


O Canadá é o primeiro destino das mulheres. O país de destaca no quesito segurança para quem vai viajar sozinha(foto: Julia Caesar/Unsplash)
O Canadá é o primeiro destino das mulheres. O país de destaca no quesito segurança para quem vai viajar sozinha (foto: Julia Caesar/Unsplash)
 
As recentes conquistas femininas no mercado de trabalho, na política e na liberdade de comportamento, têm ganhado cada vez mais destaque. A vontade de conhecer o mundo também: segundo estudo feito pela Associação Brasileira de Intercâmbio (ABIPE), 60% das pessoas que optam por fazer intercâmbio são mulheres. Dados da World Study BH, empresa de intercâmbio com 20 anos no mercado, comprovam a pesquisa. Na agência, 58% dos intercambistas são mulheres; 52% delas entre 20 e 25 anos.
 
Viajar sozinha é uma das melhores formas de se empoderar. Acredito que a procura maior entre as mulheres pelo intercâmbio está ligada ao fato de serem naturalmente mais independentes”, afirma o diretor da World Study BH, Paulo Silva.
 

 
Decididas, corajosas, “mentes abertas”, desafiadoras, independentes, inteligentes… São apenas alguns adjetivos que podem definir a mulher de hoje. Cada vez mais antenadas com o mundo moderno e com suas próprias opiniões, as mulheres se preocupam cada vez mais com a própria formação, educação e desenvolvimento pessoal. “Elas investem muito mais em sua própria educação e formação, por exemplo. Enquanto um homem pode pensar em comprar um carro, a mulher já pensa em investir o dinheiro em um intercâmbio, que lhe trará muito mais experiência educacional e de vida”, destaca Paulo Silva.
 

Como escolher o destino de intercâmbio?

Fazer intercâmbio possibilita intercalar turismo e estudos(foto: Jude Beck/Unsplash)
Fazer intercâmbio possibilita intercalar turismo e estudos (foto: Jude Beck/Unsplash)
 

As mulheres, geralmente, procuram programas com cursos de línguas ou que possibilitam estudar e trabalhar. Os países mais procurados são Canadá (33%), Estados Unidos (19%), Austrália (16%), Irlanda (13%), Reino Unido (8%) e Malta (5%), que permitem vivência do idioma e da cultura, conhecimento de novas pessoas e oportunidades de emprego.
 
Seja para as mulheres, ou para os homens, o autoconhecimento é fundamental para embasar as suas decisões de vida e carreira. É por meio dele que você vai responder dúvidas que podem estar na sua cabeça, como: “Será que é o momento de estudar fora?”, “Qual curso faz mais sentido pra mim?”, “Qual país e universidade vai ser melhor para a minha trajetória?”.
 
 
O ideal é tirar um tempo para pesquisar bastante sobre o destino e se informar sobre questões como clima, alimentação, custo de vida e costumes locais. Esses fatores que podem influenciar na adaptação no início da viagem. “Tenha bem definido o idioma que deseja falar em seu dia a dia. Outra questão importante é pensar o quão longe você está disposto a ir e o que isso pode significar em termos de quantas vezes conseguirá visitar a família ou receber visitas durante o intercâmbio”, observa o diretor da World Study BH.
 

Visto de trabalho

As mulheres são as que mais buscam viagem de intercâmbio no exterior(foto: Nathan Dunlao/Unsplash)
As mulheres são as que mais buscam viagem de intercâmbio no exterior (foto: Nathan Dunlao/Unsplash)
 

Quem pretende trabalhar durante o intercâmbio — seja para ampliar a experiência profissional ou para ajudar a bancar as despesas da viagem, como hospedagem e alimentação — precisa se informar também se o país procurado permite o trabalho legalizado de visitantes estrangeiros.
 
Alguns destinos badalados, como Estados Unidos e Reino Unido, não concedem esse tipo de visto. Já outros países autorizam o trabalho em situações específicas. “Se você tem interesse em trabalhar no exterior, mas não se sente seguro para encontrar por conta própria um destino onde possa ter um trabalho regularizado, vale a pena procurar a orientação e o suporte de uma boa agência de intercâmbio”, explica Paulo Silva.
 

Seguro-viagem

 
Lembre-se de que ao viajar para o exterior é preciso contratar um seguro-viagem. Na Europa, ele é obrigatório para dar entrada em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. O acordo estabelece que a cobertura mínima seja de 30 mil  euros e serve para garantir que os visitantes poderão arcar com possíveis acidentes pessoais que possam ocorrer durante a viagem. Uma das vantagens de contratar com o Seguros Promo é a possibilidade de comparar planos de seguros diferentes. Dessa forma, você garante o melhor valor e a melhor cobertura para sua viagem. A empresa faz parte do grupo Belvitur, com mais de 53 anos de atuação no setor de viagens de lazer e viagens empresariais.   
 
Sobre a World Study – Em 1998, um grupo de entusiastas do intercâmbio cultural e ex-intercambistas, com mais de dez anos de experiência acumulada nesse segmento de mercado, resolveu unir forças para propiciar crescimento cultural, acadêmico e social às pessoas que compartilhavam este entusiasmo. Nasceu, então, a World Study Educação Intercultural que, por meio do intercâmbio, entendido como uma ferramenta educacional, oferece as mais diversificadas opções de experiência internacional (intercâmbio) e um atendimento diferenciado, baseado no aconselhamento individualizado e na adequação do programa ao perfil de cada aluno. Atualmente, a empresa possui unidades em todas as regiões do Brasil e bases no exterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)